Marketing Digital

Como fazer uma boa consultoria de marketing digital?

consultoria de marketing digital

Dar início às campanhas de marketing digital no seu negócio pode ser um grande desafio. Então, empresas que nunca tiveram esse tipo de planejamento podem contar com a consultoria de marketing digital.

Este conjunto de soluções é bastante procurado no mercado, pois muitos ainda não sabem por onde começar a aplicá-lo.

Afinal, a consultoria auxilia a entender melhor do que sua marca está precisando e como alcançar estes objetivos.

O que é a consultoria de marketing digital?

Antes de tudo, vale lembrar que este ramo do marketing é focado especificamente no âmbito virtual, como o nome já diz.

Ou seja, a sua maior intenção é trabalhar a imagem da marca e as estratégias coerentes para este universo.

A consultoria de marketing digital pretende auxiliar empresas de diferentes áreas de atuação a utilizar melhor as ferramentas online.

Assim, através delas, elas vão conseguir entender o comportamento da audiência.

Para alguns negócios, determinadas ações e plataformas podem ser interessantes ou não.

Por isso, saber quais são elas é muito útil para identificar a que melhor se adapta aos seus planos.

Com a consultoria de marketing digital, um profissional ou agência consegue analisar a fundo sua necessidade e apresentar as melhores soluções para o seu melhor desempenho.

Benefícios de uma consultoria de marketing digital

Como já dissemos, este serviço pode ajudar tanto as empresas que não possuem um departamento digital quanto aquelas que sim.

Isso porque muitas vezes é necessário realizar uma restruturação, alterar planejamentos e, até mesmo, criar novos caminhos.

Listamos alguns benefícios que a consultoria de marketing digital pode oferecer para o momento da sua marca, tanto presente quanto futuro.

Encontrando os problemas

Um dos principais benefícios da consultoria de marketing digital é identificar os maiores obstáculos do período atual.

Para isso, é feita uma análise de tudo que já foi e está sendo realizado na propaganda e divulgação.

Dessa maneira, são levantados os pontos das oportunidades de melhorias e do que deve ser deixado de lado.

Dentro disso, são avaliados site, redes sociais, blog, e-mail, ações e campanhas online, entre outros.

Esse levantamento de dados pode levar alguns dias, mas algumas mudanças simples já podem ser colocadas em práticas.

Por exemplo, a alteração de alguns CTAs em site ou redes sociais (landing pages) e a comunicação do e-mail, em formato e conteúdo.

Além disso, uma parte importante para ser analisada são as configurações gerais do Google Analytics, que fornece dados importantes para toda a parte digital.

Novo planejamento

Depois da etapa do diagnóstico dos problemas, a consultoria de marketing digital desenvolve o novo planejamento.

Aqui, ele visa alinhar todos os objetivos da empresa aos problemas encontrados, colocando em prática novas soluções e melhorando as que já estavam em andamento.

Imagine que a sua empresa queira realizar uma campanha especial de Natal para obter mais abordagens comerciais.

Como a sua equipe de marketing deve criar essas oportunidades no digital parar gerar essas oportunidades?

A partir dessa meta, o planejamento passa a contribuir com ações e estratégias para realmente fazer isso acontecer.

Por isso, a importância da consultoria de marketing digital.

Contratar o serviço de uma consultoria faz com que você consiga visualizar todo esse processo de diagnostico até a mudança, chegando aos resultados desejados.

Quando você definir as metas que quer alcançar, criar um plano de ação com prazos e benefícios é mais prático.

Definir os objetivos

Depois de identificar os problemas e realizar o planejamento, é o momento da consultoria utilizar de seus conhecimentos para orientar e definir um plano de ação.

A consultoria de marketing digital vai explicar o que deve ser feito e como. A vantagem da consultoria é que, além de aplicar novas metodologias, ela também emprega novas ferramentas.

Dessa maneira, o suporte e o resultado para as ações planejadas obtêm um bom desempenho.

Além disso, vale muito a pena contratar os serviços da consultoria para aprender mais sobre o próprio marketing digital.

Afinal, é fundamental entender como ele funciona e como as atividades sugeridas vão ajudar no seu negócio em curto e longo prazo.

Por fim, a consultoria de marketing pode ajudar a educar o seu negócio. Inclusive, você, gestor, sobre as formas de crescer no mercado e se destacar entre os concorrentes.

Autor

Dennis Barreto

Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito e Terceizando Web. Palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.

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