novo google analytics

Lançado em 2020, o novo Google Analytics, também chamado de GA4, ainda deixa muitas pessoas com dúvidas na hora de utilizá-lo e, ainda, na hora de entender o que, afinal, o diferencia da versão anterior.

Mesmo após dois anos do lançamento, ainda há quem tenha perguntas a respeito e queira saber qual o próximo passo a ser dado. E, se você faz parte desse público, poderá obter aqui as principais informações das quais precisa.

E o melhor: com uma linguagem simples e direta, sem elementos técnicos que mais confundem do que esclarecem, principalmente quem não possui experiência com a ferramenta.

Vamos lá?

No que consiste o Google Analytics

Para entender o novo Google Analytics é importante, antes, entender do que se trata o Google Analytics propriamente dito.

Eis a explicação:

O Google Analytics nada mais é do que uma ferramenta do Google, criada para medir importantes dados de acesso de um site e suas respectivas páginas.

Ou seja: trata-se de uma ferramenta direcionada a pessoas que tenham um site (que, por sua vez, tenha ou não um blog, por exemplo) e queira medir diversos aspectos relacionados às visitas que ele recebe.

E isso inclui:

  • O número de visitas em tempo real;
  • A quantidade de visualizações que uma página recebeu em determinado período;
  • O local de onde está vindo cada visita.

Em outras palavras: é uma ferramenta indispensável para quem quer trabalhar sua presença na web da melhor forma possível.

O que muda no GA4, o novo Google Analytics

O novo Google Analytics, por sua vez, oferece uma experiência ainda mais aprimorada do que aquela oferecida por seu antecessor que ainda está em funcionamento: o Google Analytics Universal.

Uma das principais mudanças que ele trouxe para o mercado do marketing digital foi a possibilidade de o usuário coletar dados também de aplicativos que possua, deixando de ser apenas uma ferramenta de análise web.

As chamadas métricas exclusivas também já estão revolucionando a forma como empresários e profissionais do marketing do mundo todo avaliam os números de seus sites e apps.

São, ao todo, 4 novas métricas:

  1.       Sessões engajadas;
  2.       Sessões engajadas por usuário;
  3.       Tempo médio de engajamento;
  4.       Taxa de engajamento.

Em um momento em que a palavra engajamento se faz tão presente na nossa rotina profissional, por conta das redes sociais, faz muito sentido que o novo Google Analytics também se adeque a ela, não é mesmo?

O que sua empresa deve fazer a respeito dessa mudança

As informações acima representam “o básico” que você precisa saber sobre o novo Google Analytics, mas existem outras que precisam ser do seu conhecimento, para que um plano de ação comece a ser estudado para a sua empresa.

Aliás: você sabia que GA4 é a sigla desse novo Analytics justamente por essa ser, também, a quarta versão da ferramenta?

Mas, voltando…

É muito importante que você e sua empresa busquem se adaptar o quanto antes, uma vez que em 2023 o Google Analytics Universal, que é aquele com o qual tanto nos acostumamos, irá parar de computar os dados dos sites nos quais está configurado.

Ou seja: quem quiser continuar tendo acesso a informações importantes sobre o tráfego do site que possui precisa migrar para a nova versão. E quanto antes isso for feito, melhor!

O processo, porém, pode não ser tão simples.

Na nova versão do Google Analytics existem muitas configurações que devem ser feitas e detalhes nos quais é preciso prestar atenção, para que os dados coletados a partir da ferramenta de fato sejam aqueles com os quais você pretende trabalhar.

E, mesmo existindo um pequeno passo a passo fornecido pelo próprio Google, a fim de ajudar quem quer fazer a migração e/ou instalação, não é raro encontrar quem sinta muita dificuldade durante o processo.

A melhor solução, nesse caso, é buscar o auxílio de uma empresa que entenda tudo sobre a criação de sites e as respectivas iniciativas que podem ser adotadas para analisar o desempenho deles, como o uso correto do Analytics.

E a Terceirizando Web sem dúvidas é uma das melhores escolhas nesse sentido!

Além de cuidarmos da criação de todos os seus sites, para que você possa focar totalmente em sua agência e em seus clientes, também oferecemos o apoio necessário para a instalação do novo Google Analytics.

Fale com a nossa equipe agora mesmo a respeito.

Autor

Dennis Barreto

Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito e Terceizando Web. Palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.

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