Quem trabalha com comunicação eventualmente vai ter clientes que precisam de sites. Independentemente se seu negócio for uma agência de marketing digital ou de publicidade, assessoria ou empresa de eventos, essa necessidade vai surgir. Por isso, terceirizar a criação de site pode ser uma excelente ideia para você atender a demanda sem custos extras com pessoal ou treinamento.
A realidade é que os sites já fazem parte da base de qualquer estratégia de comunicação. Mesmo os negócios mais conservadores, que gostam de se comunicar fora do digital, precisam de um. Ou seja, seu cliente também precisa desta página.
Agora, temos a pergunta mais importante do artigo: você está pronto para atender essa necessidade? Se não, continue lendo e conheça as principais vantagens dessa opção.
Motivos para terceirizar a criação de site da sua agência
Quando o cliente liga para você e diz “Preciso criar meu site”, existem 3 opções de profissionais para você escolher:
- um programador interno
- um freelancer
- ou uma empresa de terceirização web
Esta última, talvez seja uma das melhores decisões que você poderia tomar pelo seu negócio. Confira os motivos abaixo.
Custo-benefício
Uma empresa especializada na criação de sites consegue oferecer custos mais competitivos sem abrir mão da qualidade que seu cliente procura. Portanto, seu negócio consegue incluir seu lucro no custo do projeto e ainda deixá-lo acessível.
Além disso, o segredo para ter melhor custo-benefício é trabalhar com uma equipe e tecnologia especializada.
Enquanto a agência precisaria comprar temas WordPress Pro e plugins, contratar hospedagem e trazer programadores, a terceirizada já tem tudo isso. Basta colocá-los em prática e começar o desenvolvimento.
Se você ainda estiver em dúvida, faça um orçamento inicial. Vai perceber que o custo do projeto é razoavelmente menor do que o de agências especializadas.
Equipe especializada
São grandes as chances de sua equipe não estar preparada para começar a criação de um site. Assim, você vai precisar contratar alguém novo ou treinar os colaboradores atuais.
Tudo isso demanda tempo e investimento para uma demanda que talvez seja ocasional. Então, quem resolve terceirizar a criação de site não contrata só um site, mas uma equipe com experiência e habilidade para criar vários deles por semana.
Por ter tanta experiência, a empresa terceirizada consegue encontrar soluções criativas para a maior parte dos problemas. Pare de se preocupar com as exigências do cliente para seu site e comece a investir no que você realmente gosta de fazer.
Flexibilidade de acordo com a demanda
A não ser que você seja uma agência de comunicação especializada em web, a demanda de sites flutua bastante. Ou seja, depende da necessidade dos clientes e de projetos atuais. Portanto, em certo mês talvez você precise de 10 deles e, em outro, precise de 1 ou nenhum.
Sabendo que a necessidade dos clientes varia tanto, é provável que você já tenha decidido não contratar pessoal específico. Isso também significa, porém, que, quando a demanda chegar, você vai perder o job.
Talvez o cliente decida levar suas necessidades a outra empresa porque você não trabalha com criação de site. É uma oportunidade de lucro perdida. Com a terceirização, você nem precisa se preocupar, pois existe flexibilidade.
Quando os jobs chegarem, basta entrar em contato com a terceirizada para orçar e iniciar a produção. Caso ela esteja baixa nesse mês, não haverá problema. Isso porque ela não é um custo fixo da sua empresa, mas um custo em projetos específicos.
Excelência no serviço
Esse tópico é bastante relacionado à equipe especializada em terceirizar a criação de site que mencionamos antes. Por exemplo, um programador que acabou de começar sua carreira dificilmente consegue criar sites complexos, rápidos e muito bem desenvolvidos.
No entanto, quem já atua nessa área há tempos pode fornecer serviços assertivos e garantir um resultado de qualidade. Evite o “vai e volta” de aprovação com o cliente ao trazer um produto finalizado de qualidade.
Estratégia de negócio
Trabalhar com criação terceirizada de site pode se tornar parte da sua estratégia de negócios. Além de ser uma fonte de renda fixa, já que inclui hospedagem, também aumenta a gama de serviços oferecida sem precisar aumentar seus custos fixos.
Em um momento em que o digital está se destacando cada vez mais, qualquer oportunidade de lucrar com ele ajuda a fidelizar e atrair novos clientes. Sabemos que empresas de comunicação têm essa necessidade. Agora, basta encontrar um parceiro confiável e começar a investir.