Websites

Desenvolvedor de site: dicas para contratar o melhor para sua agência

desenvolvedor de site

Uma agência de marketing que lida com projetos digitais diariamente, inevitavelmente precisa contar com diversos profissionais em seu time, e o desenvolvedor de site é um deles.

E, assim como qualquer outra pessoa, esse desenvolvedor também precisa ser contratado de modo a realmente ajudar todo o time a construir os melhores resultados. Ou seja: é importante não errar na contratação.

Mas como, afinal, deve ser feita esta contratação? Quais seriam os critérios para escolher o melhor desenvolvedor?

Não deixe de ler este artigo até o final para encontrar a resposta e, por meio dela, começar a oferecer sites que realmente tenham qualidade para os seus clientes. 

O que faz um desenvolvedor de site

O primeiro grande passo para contratar um desenvolvedor de sites é entender, de fato, o que esse profissional faz. E entender isso não poderia ser mais simples:

Um desenvolvedor de site, também chamado de desenvolvedor web e até mesmo de programador, nada mais é do que o profissional que atua na criação de sites, cuidando de toda a infraestrutura para que esse produto exista e se mantenha em funcionamento.

E existem, na verdade, três tipos de desenvolvedores, sendo eles:

  • Front-end: é aquele que pensa no layout e em toda a camada gráfica, sempre considerando a experiência do cliente;
  • Back-end: cuida da segurança de dados, dos códigos e de toda a estrutura não visível do site;
  • Full stack: é o desenvolvedor que atua nas duas modalidades acima.

É possível notar, portanto, que realmente é um profissional que oferece vantagens para as agências que possuem a criação de sites como serviço, não é mesmo?

E se esse é o caso da sua agência, veja, abaixo, as dicas de como fazer a melhor contratação.

Dicas de como contratar um desenvolvedor de site para a sua agência

Um desenvolvedor de sites deve, inevitavelmente, passar por um processo de seleção, a fim de que você acerte na contratação.

E as melhores dicas, nesse sentido, são:

1. Analise não só a experiência, mas também a familiaridade com processos e ferramentas

Contratar um programador web que seja muito experiente é, claro, importante. 

Porém, tão importante quanto, é contratar alguém que também tenha familiaridade com as ferramentas determinantes para os projetos desenvolvidos em sua agência de criação de sites e também com os processos pelos quais a empresa passa a cada site que precisa ser criado.

2. Se possível, faça um teste remunerado

Estes testes são comuns no meio digital e podem ser aplicados também para esse profissional.

A ideia é colocá-lo em um projeto pequeno, de modo a “sentir” como ele trabalha e ter uma percepção maior a respeito do quanto ele pode contribuir para o negócio quando tiver que lidar com projetos maiores.

Não esqueça de oferecer uma remuneração proporcional.

3. Não foque somente na análise das habilidades técnicas

Fazer uma análise comportamental do candidato também é importante, mesmo se tratando de uma ocupação na qual a parte técnica tem grande destaque.

Afinal, como será que o desenvolvedor de site em questão se sairia tendo que interagir com o restante da equipe? E quando surgirem projetos grandes, dos mais diversos nichos e prazos, será que ele saberia como agir?

Tudo isso, e muito mais, é perceptível por meio de testes comportamentais simples.

Compensa terceirizar o desenvolvimento dos sites dos seus clientes?

E agora que você já conhece algumas dicas de como contratar um bom desenvolvedor para os sites que sua agência produz, é hora de conhecer outra dica fundamental dentro desse contexto: considere terceirizar essa produção!

Atualmente, existem no mercado empresas como a Terceirizando Web, que cuidam dessa terceirização de forma extremamente profissional, oferecendo inúmeras vantagens para as agências de marketing digital que as contratam.

No que diz respeito à Terceirizando Web, especificamente, algumas das vantagens encontradas são:

  • A entrega do melhor resultado, no menor tempo (prazos sempre são respeitados à risca);
  • Custo ZERO com a contratação de profissionais (a Terceirizando Web possui um time com os melhores web designers e programadores);
  • A melhor tecnologia em hospedagem.

E então, que tal considerar essa possibilidade, podendo começar a focar mais na parte estratégica do seu negócio hoje mesmo, enquanto deixa a criação dos sites dos seus clientes nas mãos de quem entende do assunto?

Fale com a equipe da Terceirizando Web pelo WhatsApp para obter mais informações e agendar uma demonstração.

Autor

Dennis Barreto

Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito e Terceizando Web. Palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.