Repassar demandas de marketing é uma estratégia cada vez mais comum em agências de marketing. Só que é necessário seguir algumas dicas de terceirização para fazer as escolhas certas e garantir bons resultados.
Por isso, trouxemos 7 ideias que podem te ajudar a executar essa técnica para a sua marca. Continue lendo para conhecê-las!
Confira 7 dicas de terceirização para colocar em prática
Administrar todas as demandas de uma agência não é tarefa fácil, não é mesmo?
Além disso, em um mercado cada vez mais competitivo, você precisa oferecer diferentes serviços para atrair e fidelizar mais clientes. Por isso, muitas agências de publicidade e marketing passaram a investir na terceirização.
Só que você precisa ter certas habilidades para gerenciar equipes e profissionais terceirizados. Conheça algumas e tenha uma administração ainda mais eficiente!
Saiba escolher bons colaboradores
Pode parecer óbvio, mas muitos negócios costumam escolher o preço em detrimento da qualidade da entrega. No entanto, isso pode comprometer a qualidade final do trabalho, e muito.
Então, o primeiro passo é dedicar um tempo à busca por colaboradores experientes e capacitados para transferir a demanda. Essa pesquisa pode evitar dores de cabeça e garantir que a escolha dos profissionais seja feita da melhor forma possível.
Saiba do que você precisa
Uma das dicas de terceirização mais importantes é estudar o projeto a ser desenvolvido e quais peças precisam ser criadas. Com essas informações definidas, fica mais fácil escolher um trabalhador com a experiência necessária para executá-lo.
Você evita gastos desnecessários, otimiza o tempo de execução das demandas e garante mais qualidade no resultado.
Solicite um portfólio ou uma peça teste
Um meio de saber se o terceirizado se encaixa bem às necessidades da agência é conhecer seus serviços antes de contratá-lo. Para isso, peça um portfólio ou uma peça teste, que deve ser paga. Dessa forma, você aprende mais sobre o estilo de trabalho do freelancer e analisa se o job corresponde às suas expectativas.
Outro meio de conhecer um autônomo é pedindo algo pequeno. Por exemplo, comece com apenas uma peça e, se estiver de acordo com suas necessidades, solicite o restante depois.
Mantenha uma comunicação clara e eficiente
Para uma terceirização de sucesso, invista em uma comunicação eficiente, direta e respeitosa entre a empresa e o freelancer. Afinal, o colaborador também precisa se sentir seguro para realizar a demanda.
Além disso, todas as informações sobre o projeto devem ser passadas com organização, clareza e em detalhes. Assim, não ficam dúvidas que possam interromper o ritmo de execução do job.
Tenha um canal de comunicação aberto
Como dissemos, mais uma dica de terceirização fundamental é a boa comunicação entre os profissionais, independentemente do serviço.
Então, aposte em um canal eficiente para realizar todos os esclarecimentos. Inclusive, é importante ter um funcionário da agência disponível para atender às solicitações dos terceirizados e responder todas as dúvidas sobre a execução do projeto, sempre que preciso.
Ofereça os recursos necessários
Organize com antecedência todos os recursos que devem ser passados à equipe terceirizada. Assim, você consegue otimizar o andamento da demanda e entregar dentro do prazo determinado.
Acompanhe os resultados
Retomando, o diálogo entre a agência e o terceirizado deve ser constante. Essa é uma das ferramentas mais valiosas para o andamento do projeto.
Mantendo um bom contato com os profissionais externos, você consegue analisar os dados recebidos e, sempre que possível, passar feedbacks. Dessa forma, os resultados podem ser mensurados e as demandas, reajustadas quando for necessário.
Por esse acompanhamento, o dono da agência saberá se a estratégia está sendo eficiente para trazer o resultado esperado pelo cliente.
Entendeu como gerenciar uma equipe terceirizada para a sua agência?
Com essas dicas de terceirização, ficará mais fácil organizar os jobs e ter melhores resultados para sua clientela.