Ferramentas para capturar leads

Quem trabalha com marketing já deve ter ouvido ou lido o termo lead ou ferramentas para capturar leads, em algum lugar, não é mesmo?

Talvez em um post de blog, algum vídeo, ou como solicitação de um cliente da agência, pode ter surgido a pergunta: “Como gerar mais leads para o meu negócio? Podem criar uma estratégia para isso?”.

De qualquer maneira, é importante saber que capturar leads pode fazer toda a diferença nos resultados do marketing digital.

Além de poderem ser usados em campanhas de e-mail marketing e remarketing, os leads também servem para criar listas de disparo no WhatsApp, entre outras formas de contato.

Assim, sua captura dentro de um site exige o uso de algumas ferramentas que podem ou não ser gratuitas.

Escolher uma delas depende bastante da necessidade do cliente e do grau de conhecimento de quem pretende instalar a ferramenta.

Então, confira algumas sugestões trazidas por especialistas da Terceirizando Web, que quem tem trabalhado com sucesso em capturar leads em nossas estratégias digitais.

Como começar a capturar leads no site?

Uma vez que que a maior parte das estratégias de marketing de alta conversão usa leads, chegou a hora de aplicar algumas no seu site ou no de clientes.

No entanto, a captura dos leads não é tão simples. Antes, você precisará escolher uma ferramenta que se adeque à sua situação.

Ferramentas para capturar leads

1. Mail Chimp

O Mail Chimp é uma plataforma integrada de marketing que oferece planos gratuitos nos quais você pode incluir até 2 mil leads. Bastante completo e intuitivo de utilizar, ele é indicado para iniciantes que ainda não começaram a captura de seus leads.

Além de formulários em sites para a sua captura, você pode utilizá-lo para criar funis de e-mail marketing, pois as análises proporcionadas pela ferramenta ajudam a avaliar taxa de abertura, número de cliques etc. Ela também classifica os leads de acordo com o seu envolvimento com a marca, ajudando a definir quem realmente tem potencial de comprar.

No entanto, sua principal desvantagem é o idioma: por enquanto, a ferramenta só é oferecida em inglês.

2. RD Station

O RD Station é sem dúvidas, o melhor software de automação de marketing do mercado.

Além de ser extremamente completo para capturar leads e desenvolver campanhas. ele também, é fantástico pra criar landing pages, pop ups e formulários para salvar os contatos. E o melhor,  o RD permite realizar todo tipo de automação de marketing.

Antes de escolhê-la, porém, considere realmente a sua necessidade: você pretende trabalhar com campanhas que incluem e-mail marketing, remarketing, nutrição de leads e redes sociais? Se não, considere uma das outras opções dessa lista.

O RD Station é a ferramenta que mais recomendamos, mas é um pouco complexo de operar e mais custoso do que outras. Caso você seja um usuário avançado, pode usá-la com segurança. As opções de uso são muitas!

3. Leadlovers

Apesar de não ser tão completo e de ter um custo mais baixo de aquisição, é um pouco similar ao RD Station, mas com menos automação.

Ele é principalmente voltada para a captura de leads e para a criação de automação de e-mail marketing.

Uma de suas grandes vantagens é a simplicidade. Por ser bastante intuitiva, mesmo iniciantes no marketing digital podem adotá-la.

Inclusive, o Leadlovers, possui uma área de aprendizado com diversos tutoriais para quem quiser aprender a usar a plataforma com maestria.

4. WordPress

Quem tem site em WordPress também tem acesso a diversos plugins que ajudam a capturar leads

Eles criam formulários e muitos deles podem ser integrados a outras ferramentas de marketing, como o próprio Mail Chimp ou o RD Station.

Outra vantagem de usar esses plugins é a facilidade, pois não existe qualquer segredo na hora de instalar. É só ativá-los no site!

Mas tome cuidado na hora da escolha, uma vez que em alguns casos não existe integração com outra plataforma para criar a base de dados de leads. Você acabará tendo que salvar lead por lead em uma planilha, um trabalho manual bastante chato e que aumenta as chances de erro humano, não é mesmo?

Escolhendo a melhor forma para capturar leads

Acima, trouxemos 4 opções de ferramentas para você capturar leads, mas se procurar na internet encontrará dezenas.
As selecionadas aqui são algumas das mais utilizadas pelo mercado do marketing digital e que têm maior potencial de trazer benefícios para sua campanha. No entanto, ainda existem outros fatores que precisam ser levados em consideração.

Então, antes de escolher uma ferramenta, você deve pensar em:

  • Custo: dependendo de quanto você ou o cliente da agência estiver disposto (a) a investir, vale mais a pena trabalhar com uma ferramenta mais robusta. Lembre-se de que ela será útil em campanhas futuras também;
  • Integração: muitas agências já trabalham com outras ferramentas de marketing. Antes de contratar uma nova, confira se ela pode ser integrada;
  • Recursos: confira todas as possibilidades de uso da ferramenta antes de contratá-la. É importante saber se ela realmente possui o recurso de captura de leads de que você precisa.

Agora é só escolher a mais adequada e instalá-la em seu site ou no do cliente!

Quer mais dicas sobre ferramentas para capturar leads? Não esqueça de nos seguir nas redes sociais!

 

Autor

Dennis Barreto

Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito e Terceizando Web. Palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.

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