aumentar velocidade do site

Neste momento, talvez, ter um site veloz não pareça algo tão importante para você, uma vez que deve estar preocupado (a) em criar conteúdo de qualidade e em oferecer um layout user friendly de primeira, certo? Na realidade, nada disso importa se você não conseguir aumentar a velocidade do site.

De acordo com uma pesquisa do Kissmetrics, 79% dos usuários não retornam a páginas em que tiveram problemas de carregamento. Então, como saber se a velocidade de carregamento do site é suficiente? Considere os dados abaixo:

  • 47% das pessoas esperam que uma página carregue em menos de 2 segundos;
  • 40% simplesmente deixam a página se demorar mais de 3 segundos.

Google tem uma ferramenta de teste de velocidade de site que usa parâmetros muito parecidos de análise.

Por exemplo, ela classifica como rápidas ou boas as páginas com carregamento mais rápido do que 2 segundos. Entre 3 e 4 segundos, como medianas. Acima de 4 segundos, lentas.

Ou seja, quem não consegue aumentar a velocidade do site perde muito no quesito experiência do usuário. Isso também afeta o posicionamento orgânico em ferramentas de busca e até as chances de conseguir uma conversão.

Passo a passo para aumentar a velocidade do site

Você pode ter ficado preocupado caso tenha testado sua página na ferramenta Think With Google. Isso porque muitas páginas que imaginamos estarem dentro do padrão aceitável, demoram para carregar.

Existem diversos fatores que podem influenciar nisso, desde a forma como o site é programado até o uso de imagens.

Para você entender como aumentar a velocidade do site, preparamos um passo a passo bem simples que você pode realizar mesmo não sendo um programador web. No entanto, recomendamos que trabalhe com um para ter resultados mais eficientes.

1. Trabalhe com tamanhos adequados de imagens

Boa parte dos sites que demoram a carregar têm problemas com imagens, pois é comum salvar cada uma em formatos muito grandes para manter sua qualidade. Na verdade, o site não as mostrará com seu tamanho total, mas precisará armazená-las. Ou seja, elas serão salvas, mas perderão em termos de performance.

Por isso, pesquise qual é o tamanho máximo de imagens exibidas em cada parte do seu site. Depois, cuide do formato em que vai salvá-las, que deve ser amigável para a web, como o PNG.

Também existem ferramentas que comprimem imagens antes de enviá-las ao site, como a Compress JPEG e a TinyPng, que possuem funcionalidades gratuitas.

2. Avalie a necessidade de cada plugin

Seu site é gerenciado pelo WordPress? Que ótimo! Começou bem, mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher seus Plugins.

Essa plataforma tem um dos content managers mais intuitivos e utilizados da web. Contudo, pode ser um problema para quem gosta muito de mexer no site e não compreende a programação.

O WordPress usa plugins para fazer alterações visuais ou de funcionalidade. Existem milhares disponíveis, alguns gratuitos e outros pagos, que pretendem facilitar a vida do gestor do site.

O problema é que algumas pessoas instalam muitos plugins. Lembre-se: tudo que ocupa espaço no servidor interfere na velocidade de carregamento do seu site, incluindo plugins.

Então, quem quer aumentar a velocidade do site deve revisar todos os plugins instalados e remover os que não precisam estar ali.

Por exemplo: Você instalou 2 que fazem a mesma coisa? Ou tem algum que não é usado há muito tempo? Pode remover!

3. Melhore seu plano de hospedagem, se for necessário

Às vezes, a velocidade do site não melhora muito, mesmo que você tenha feito várias mudanças. Talvez o problema não esteja no site em si, mas na hospedagem.

Portais que armazenam grandes quantidades de conteúdo ou são acessados frequentemente precisam de uma hospedagem mais “robusta”.

Será que esse é seu caso?

Para saber, consulte seu plano de hospedagem atual e veja como ele pode ser melhorado. Pode ser melhor mudar para uma opção em nuvem ou uma hospedagem dedicada.

Caso pareça um investimento muito alto, pense com cuidado. Vale a pena perder consumidores porque sua velocidade de carregamento está baixa? Ou seria melhor aumentar a velocidade do site com uma hospedagem adequada?

4. Trabalhe com cache para aumentar a velocidade do site

Quem já visitou seu site tem uma versão estática dele salva, que ajuda muito na velocidade de carregamento.

Só que, para usar essa funcionalidade, ela precisa estar habilitada nas suas configurações.

No WordPress, é bem fácil fazer isso. Alguns plugins, como o W3 Total Cache, permitem usar o cache do dispositivo para abrir páginas.

Assim, só será necessário carregar tudo de novo quando houver atualizações.

5. Use compressão de arquivos

Alguns arquivos já usados no site podem deixá-lo mais lento. Como já falamos das imagens, é interessante começar a fazer o upload delas em um formato mais adequado.

No entanto, arquivos que estavam no seu site anteriormente também podem prejudicar a performance.

Alguns plugins para WordPress ajudam a comprimir imagens. Que tal instalá-los no seu site para fazer uma “limpeza” e diminuir o tamanho de tudo? Aproveite para eliminar os plugins que estão “sobrando”.


Todas essas soluções vão te ajudar a aumentar a velocidade do site e melhorar a experiência do usuário!

Quer mais dicas para gerenciar seu site com eficiência? Fique de olho no nosso blog, pois logo teremos novidades!

Autor

Jéssica Azevedo Moraes

Pós-graduanda em Marketing Digital Estratégico e Redatora Publicitária Freelancer para a Agência Site Bem Feito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.