ROI

Quem trabalha com marketing digital sabe que, para definir a melhor estratégia, é preciso analisar o retorno que os investimentos trazem para a empresa. Por isso, é importante entender mais sobre as métricas ROI e ROAS e saber como fazer o cálculo de cada uma.

Para te ajudar, reunimos neste artigo tudo que você precisa saber sobre elas. Acompanhe!

Entenda para que servem ROI e ROAS

Saber analisar o retorno que os investimentos de certa campanha estão gerando para um negócio é fundamental para medir seu sucesso. Afinal, tudo que é medido pode ser melhorado, certo?

Por essa razão, é importante saber avaliar e calcular as métricas citadas acima. Com elas, ficará mais fácil saber se a aplicação feita está trazendo bons resultados para a marca.

ROI significa Return Over Investiment ou Retorno sobre Investimento. Como o próprio nome diz, ele mede os valores que os investimentos realizados estão trazendo para a empresa. Em outras palavras, é um cálculo entre o dinheiro ganho e o aplicado em um projeto.

Muito usada por profissionais de marketing, essa métrica oferece uma visão mais geral do negócio, pois mensura o lucro ou prejuízo de uma ação.

Já ROAS significa Return on Advertising Spend, ou seja, Retorno do Investimento em Publicidade. Assim, ele mede todo o custo envolvido de uma campanha publicitária específica.

Esse indicador é fundamental para o setor de marketing, já que torna possível acompanhar se uma campanha publicitária está tendo algum resultado. Para isso, todos os canais utilizados para a sua veiculação podem ser analisados: blog, e-mail, redes sociais, mídias pagas, entre outros.

Dessa forma, fica mais fácil avaliar quais canais trazem repercussões positivas para a marca. Caso algum deles não esteja se pagando, a estratégia pode ser reavaliada.

Como você pode ver, as métricas são bastante parecidas. Só que enquanto o primeiro é usado para avaliar o retorno geral do marketing, o segundo é aplicado em campanhas publicitárias específicas.

Por monitorarem parâmetros diferentes, é recomendado integrá-las e usá-las juntas. Nesse sentido, é possível saber qual porcentagem do retorno total as campanhas representam.

Como calcular o ROI e o ROAS?

Agora que você já entendeu a importância de analisar ambas as métricas, é hora de aprender a calculá-las. Veja só!

ROAS

Para fazer o cálculo do ROAS, você deve usar a fórmula:

ROAS = (receita – custo) / custo

A receita é o valor arrecadado pela empresa através da campanha publicitária analisada. Por exemplo, se você estiver analisando o ROAS de um conjunto de anúncios, a receita será o valor recebido apenas por esse canal de vendas.

Já o custo serão todas as despesas necessárias para permitir a realização do investimento. No caso dos anúncios, os custos serão o valor investido para a veiculação de cada um.

Portanto, para realizar o cálculo do ROAS você deve subtrair o valor obtido através da campanha publicitária do valor usado para o investimento. Em seguida, este resultado deve ser dividido pelo mesmo valor dos custos.

É importante saber que não existe um consenso sobre quanto deve medir um ROAS de sucesso. Tudo vai depender do objetivo e da margem de lucro de cada negócio.

ROI

Já o ROI pode ser calculado através da seguinte fórmula:

ROI = (receita – custo/custo) x 100

As definições de receita e custo são as mesmas citadas acima. No entanto, diferentemente do ROAS, que deve ser usado só em campanhas de publicidade, o ROI é uma fórmula muito mais abrangente. Por isso, pode ser usada para analisar o negócio como um todo ou um projeto específico.

Então, para descobri-lo você deve subtrair o valor recebido pelo projeto analisado do valor total investido no projeto e, em seguida, dividir o resultado pelo mesmo valor investido. Por fim, multiplique o resultado final por 100.

Como já foi dito, a diferença entre esses dois indicadores é que este engloba mais linhas de custo enquanto aquele é específico para gastos com publicidade. Assim, este pode dar uma visão operacional do negócio e aquele mede o desempenho da estratégia de marketing.

Por isso, não é possível determinar qual das métricas é a mais importante, já que tudo depende do objetivo de cada negócio. No entanto, o mais recomendado é que ambos sejam analisados em conjunto para se chegar a uma decisão mais assertiva.

Autor

Beatriz Barroso

Farmacêutica e doutoranda em Farmacologia. Redatora de conteúdo com experiência em textos da área científica e do marketing digital.

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