Hospedagem de Sites

Melhor Hospedagem de Site: 8 Dicas Para Escolher

Melhor hospedagem de site

Tem gente que nem pensa na hospedagem até estar nos estágios finais de desenvolvimento. Nessa hora, a pessoa joga no Google: melhor hospedagem de site e faz uma rápida visita aos principais resultados.

A decisão costuma ser tomada considerando quem tem promoções naquele momento ou o preço mais baixo, e esse é um grande erro.

A hospedagem de site é essencial para conseguir ter um site que está sempre no ar e deixar seus possíveis clientes navegarem à vontade. Quer escolher a melhor hospedagem de site? Trouxe algumas dicas essenciais para você!

Considere características do seu site

Primeiro, pense no projeto que você está desenvolvendo. Suas características ajudam a decidir que tipo de hospedagem é mais eficiente e te trará maior custo benefício. Considere os itens abaixo para ter certeza que está escolhendo a melhor hospedagem de site possível.

1. Tamanho do site

Seu site é grande? Ou é um site Onepage com um formulário de cadastro e algumas informações do seu produto?

Tudo isso muda a melhor hospedagem de site. Alguns sites são grandes, com várias páginas, imagens e vídeos e têm necessidades especiais.

Os menores conseguem utilizar opções de hospedagem compartilhada para economizar, por exemplo. Os maiores precisam de uma hospedagem mais robusta e podem usar opções em nuvem, um servidor dedicado ou um Cloud Server.

2. Comportamento de acessos

Existem alguns sites que recebem picos de acesso em certas partes da semana ou mês. Pode ser uma loja de móveis planejados com uma promoção exclusiva, por exemplo.

Nesses casos, é comum vermos sites que ficam fora do ar porque a hospedagem não aguentou os acessos excessivos naquele momento. Isso significa que a melhor hospedagem para site precisa suportar essas mudanças de acesso.

Também existem casos de sites que recebem um fluxo uniforme durante todo o mês. Se a quantidade de acessos não for extremamente alta, uma hospedagem mais simples e compartilhada pode funcionar.

3. Tipo de site

Acima de tudo, pense no projeto que você pretende desenvolver. É um site institucional, um blog ou uma loja virtual?

Dependendo do tipo o volume e comportamento de acessos varia, assim como a velocidade de carregamento que você precisa para levar o cliente à compra.

Considere os recursos da hospedagem

É claro que também precisamos avaliar qual é a melhor hospedagem de site de acordo com o serviço oferecido. Então, você pode utilizar os tópicos abaixo para analisar o serviço e decidir se ele é adequado para seu site.

4. Uptime

Por acaso você já entrou num site que estava fora do ar? O momento em que o site está funcionando é chamado de uptime, cada hospedagem possui o seu próprio valor e ele mostra as chances de acontecer uma queda. Portanto, procure serviços que tenha uptime próximo de 100% para evitar problemas.

5. Armazenamento disponível

Se você já pensou em todos os tópicos anteriores, então sabe mais ou menos qual a quantidade de conteúdo que seu site precisa.

Caso perceba que precisa de muito espaço é essencial conferir o armazenamento oferecido pela empresa de hospedagem. Sem avaliar esse item primeiro, é possível que você tenha problemas mais tarde com falta de memória, por exemplo.

6. Velocidade de carregamento

Hoje em dia poucas pessoas passam mais de alguns segundos esperando uma página carregar. Se o seu site demorar para aparecer na tela, as chances de abandono são muito altas. Assim, você acaba perdendo vendas e possíveis clientes. Quer evitar isso? Então nunca esqueça de ver a velocidade de carregamento na hora de escolher a melhor hospedagem de site.

Sites com bom carregamento são priorizados pelo Google porque oferecem melhor experiência ao usuário. Portanto, uma boa hospedagem te ajuda a conquistar clientes e ainda melhora seu SEO.

7. Backups disponíveis

Certamente, o backup é um recurso muito importante. Verifique se a hospedagem oferece cópia de segurança e recorrente dos dados do seu site, como textos, imagens, códigos de programação, por exemplo.

Este Backup funciona exatamente igual ao que você faria com seus arquivos pessoais, em seu computador particular.

Em outras palavras, é gerada uma cópia fiel do conteúdo do seu site. Caso você tenha algum problema de perda de dados, então será possível restaurar a versão do seu site exatamente como era antes.

Algumas empresas disponibilizam o back gratuitamente, enquanto outras cobram e nem sempre é barato. Por isso, fique atento!

8. Segurança de dados

Para finalizar, com o desenvolvimento da internet como forma de compartilhar dados surgiram muitos riscos.

Clientes atuais temem invasão e vazamento de dados e pensam muito antes de comprar algo online. Caso eles vejam notícias de que um negócio não é seguro com certeza evitarão comprar lá. Ao utilizar uma hospedagem, lembre-se que você está confiando a segurança do seu projeto e seus clientes a ela.

Em suma, para deixar seu site seguro, entre outras ferramentas, a hospedagem deve fornecer o Certificado de Segurança SSL. Saiba mais sobre SSL nesse post.

Conclusão

Portanto, a melhor hospedagem de site precisa de medidas de segurança, como backups e um sistema de redundância. Pesquise com cuidado antes de escolher a hospedagem já que ela pode mudar completamente seus resultados.

Siga nosso Blog e aprenda mais sobre Hospedagem de Sites.

Autor

Heloisa Dias

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.