Se você não abre mão de aprender tudo o que puder sobre tecnologia, a fim de até mesmo deixar seu negócio mais competitivo diante da concorrência, definitivamente precisa conhecer o Bard e todos os detalhes sobre ele.
Trata-se simplesmente de uma ferramenta de IA (inteligência artificial) desenvolvida pelo próprio Google, e que já está ajudando muitas pessoas nos mais diversos tipos de tarefas do dia a dia.
Mas, afinal, quais são as principais informações sobre esta ferramenta consideravelmente recente no mercado, e como, afinal, ela pode te ajudar?
Todas as respostas, para estas e outras perguntas, estão no decorrer dos tópicos que compõem este artigo.
A inteligência artificial nunca esteve tão em alta
Antes de saber mais detalhes do Bard propriamente dito, é muito válido frisar que o motivo de ele estar consideravelmente em alta atualmente está ligado diretamente ao fato de que ele faz parte de uma tecnologia muito maior, que nunca esteve tão em alta: a inteligência artificial.
Ela, de certa forma, já existe há algum tempo, mas sua fama se consolidou ainda mais este ano, não sendo à toa, por sinal, que muitos especialistas consideram que 2023 está sendo o ano deste assunto, como apontado em título de uma matéria da Forbes.
A Alexa, por exemplo, não deixa de ser um exemplo muito claro de inteligência artificial e sua respectiva utilidade. Porém, foi o lançamento do ChatGPT, no final de 2022, que colocou ainda mais luz sobre o assunto.
Não tardou para que essa ferramenta ganhasse adeptos e causasse polêmicas no mundo todo. Da mesma forma como também não tardou para que seus primeiros concorrentes diretos começassem a surgir. E um exemplo disso é justamente a ferramenta Bard, desenvolvida pela gigante da tecnologia Google e lançada oficialmente em julho de 2023.
O que é o Bard, afinal?
Bem… Como já foi possível notar por meio dos parágrafos acima, pode-se explicar o Bard de forma resumida, dizendo simplesmente que ele é uma ferramenta de inteligência artificial que o Google desenvolveu de modo a ganhar seu espaço no mercado e “bater de frente” com o ChatGPT.
Porém, é muito importante frisar que, embora tenham suas semelhanças, uma ferramenta é bem diferente da outra, em diversos quesitos.
Uma das principais diferenças está na integração com outras ferramentas Google: o Bard, ao contrário do ChatGPT, se conecta de forma quase que automaticamente a elas, embora exija que, para utilizá-lo, o usuário esteja obrigatoriamente logado em uma conta Google.
Outra diferença importante está nas linguagens que são usadas, sendo que o ChatGPT, especificamente, utiliza duas, uma em sua versão paga, e outra em sua versão gratuita. Aliás, aqui vai outro ponto de destaque do Bard: ele é uma ferramenta que, de forma totalmente gratuita, coloca à disposição dos usuários alguns recursos que o concorrente entrega somente para os seus assinantes.
Por fim, é válido destacar que o banco de dados é um grande divisor de água entre eles.
A empresa OpenAI alimentou sua própria ferramenta (o ChatGPT) somente até o mês de setembro de 2021, deixando-a incapaz de responder com eficácia os questionamentos mais atuais.
O Bard, por sua vez, tem um banco de dados alimentado por informações recentes, e surpreende ao conseguir até mesmo fazer buscas em tempo real.
Como funciona esta inteligência artificial
O básico a respeito do funcionamento do Bard você já descobriu: é preciso, antes de mais nada, logar em uma conta Google para conseguir ter acesso a ele.
Depois, deve-se clicar no seguinte link: https://bard.google.com/?hl=pt-BR.
Uma vez dentro da página que irá abrir, você deverá clicar no botão azul onde está escrito “Quero testar o Bard” e, sem seguida, concordar com os termos de uso.
Pronto!
A partir daí, já será possível utilizar o Bard em suas infinitas possibilidades.
Mas, atenção: o próprio Google avisa o usuário a respeito de esta ser uma ferramenta que ainda está em fase experimental, e inclusive pede que sejam deixados alguns feedbacks, a fim de que possa existir um aprimoramento constante.
Benefícios do Bard para os seus usuários
Por fim, é preciso destacar que o Bard beneficia os usuários de diversas formas. Por sinal, ao clicar no link citado acima você já irá se deparar com alguns desses benefícios, que incluem:
- Ajuda prática para estudos em semanas de provas;
- Ajuda em trabalhos acadêmicos, mais especificamente no que diz respeito a criar citações no formato da ABNT;
- Ajuda para criar um roteiro de viagem.
Ou seja: é mais uma ferramenta de inteligência artificial que deixa a rotina extremamente mais prática, ajudando em atividades diversas do dia a dia, das mais simples às mais complexas.
Inclusive, até mesmo as empresas, como a sua agência, podem usar o Bard em diversas situações.
Sabe aquele e-mail marketing que é preciso enviar para a base do seu cliente, mas você não faz ideia de como escrever?
É só dar as diretrizes corretas para o Bard que ele irá retribuir com uma ótima ideia da qual você poderá partir.
Quando chega a hora de estruturar uma planilha, sua equipe também pode contar com esta ferramenta incrível. Lembrando que, por conta das integrações com outras soluções do Google, o Bard consegue cumprir muito bem seu papel de assistente virtual, também agendando reuniões e lidando com outras demandas de forma prática e rápida.
Mas, não se esqueça: ele ainda está na fase experimental, podendo apresentar alguns erros e inconsistências. Então, sempre cheque cada entrega que ele fizer, combinado?
Por fim, é importante que você e sua equipe saibam que, embora ainda não tenha seu próprio aplicativo, esta ferramenta funciona perfeitamente aos celulares iOS e Android, sempre seguindo a regra de login em uma conta Google.
Mais conteúdos para agilizar os processos dentro de sua agência
Agora que você já aprendeu tudo o que precisava sobre o Bard e já sabe que pode utilizá-lo a favor da sua agência, é hora de continuar aprendendo sobre outros tópicos que também irão te ajudar a ter mais agilidade em seus processos.
E, para isso, é só acessar os demais conteúdos do blog Terceirizando Web: você irá se surpreender.