Marketing Digital

Como elaborar uma excelente consultoria de marketing digital para pequenas empresas?

Prestar consultoria de marketing digital para pequenas empresas pode realmente ser uma grande oportunidade para qualquer agência que atue justamente com essa vertente do marketing e já tenha construído grandes resultados desde que foi criada.

Porém, nem todas as pessoas responsáveis pelas atuações dessas agências já se deram conta disso. E, por outro lado, as que se deram conta não raramente costumam ter diversas dúvidas sobre como de fato dar esse passo tão importante.

E a boa notícia é que seguir algumas dicas realmente simples já é uma ótima forma de começar e “deixar tudo em ordem” para criar algo que realmente possa impactar positivamente o resultado das empresas de pequeno porte.

Então, que tal simplesmente ter a iniciativa de começar?

Continue a leitura do artigo a seguir para saber como fazer isso.

O que é uma consultoria, afinal?

Para saber como sua agência pode começar a oferecer uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas é preciso que, primeiro, você e sua equipe saibam do que realmente se trata esse serviço.

E esta é a explicação mais simples:

Uma consultoria nada mais é do que um serviço no qual o prestador auxilia seu cliente diagnosticando seus problemas dentro de algum contexto e, ainda, analisando os dados encontrados, a fim de auxiliar com o fornecimento de algumas soluções e o auxílio no estabelecimento de metas.

Trata-se, na verdade, de uma explicação consideravelmente simples e focada na consultoria empresarial. Porém, por meio dela, já é possível compreender onde, exatamente, sua agência estará entrando.

Ou seja: construir uma excelente consultoria de marketing digital não significa que sua agência irá apenas fornecer ideias para as pequenas empresas que conseguir atender.

Será preciso de fato tentar conhecer todos os detalhes que estas empresas possuem, no que diz respeito à presença no ambiente digital, e guiá-las em direção aos melhores resultados que podem ter.

Dicas para elaborar uma excelente consultoria de marketing digital para pequenas empresas

Agora que você já entendeu a definição e a importância desse serviço tão específico, é chegado o momento de saber como dar início à inserção dele no catálogo de soluções que a sua agência fornece.

E, de fato, tudo tem um começo, não é mesmo?

Além disso, quanto mais simples esse começo for, mais fácil será na hora de lidar com o resto do processo, uma vez que toda a equipe já estará familiarizada com o assunto.

Assim sendo, é só seguir as dicas básicas listadas abaixo e você já estará muito à frente de seus concorrentes:

Dica 1: Faça o levantamento de tudo o que atesta que sua agência é especialista em marketing digital

Acredite: ninguém irá contratar uma consultoria de alguém que não mostre ser realmente bom no que faz, principalmente pelo fato de que esse serviço não costuma ter preços baixos.

Então, é hora de reunir todos os resultados significativos que sua agência já construiu para os clientes que já atendeu, a fim de usá-los como uma prova de que a consultoria criada realmente é “de peso”.

Dica 2: Defina qual será exatamente o seu público-alvo

Querer elaborar uma excelente consultoria de marketing digital para pequenas empresas é muito válido, mas também não deixa de ser um tanto vago e generalista.

Para simplificar tudo, é importante tentar delimitar um pouco esse público, focando mais em empresas específicas, ao menos no início.

Que tal atender somente pet shops, por exemplo, ou mesmo brechós?

Inclusive, nada impede que as pequenas empresas atendidas pela consultoria sejam do mesmo nicho que boa parte dos clientes que sua equipe já atende com outros serviços. Isso, na verdade, deixaria tudo um pouco mais fácil.

Dica 3: Elabore a forma de atuação dos consultores de sua agência

Se sua agência irá vender consultoria, é preciso escolher quais serão os consultores e, ainda, a forma como eles irão trabalhar.

Será algo somente presencial, ou haverá uma junção com o on-line?

Haverá um foco em treinar o time de marketing do cliente, ou em ser parceiro desse time de uma forma mais ampla?

Perguntas como essas precisam ser respondidas.

Dica 4: Precifique o serviço

Como mencionado anteriormente, uma consultoria é o tipo de serviço que definitivamente não possui qualquer preço. Afinal, ao vendê-lo, você estará vendendo também alguns dos bens mais preciosos que sua agência possui, o que inclui conhecimento, pensamento estratégico e visão de mercado, tudo isso direcionado a muito resultado.

Então, pense com carinho a esse respeito e, claro: chegue a um preço que seja bom para você, mas que não espante potenciais clientes.

Dica 5: Crie uma abordagem irresistível para os seus futuros clientes

Nesta etapa, será hora de definir como, exatamente, “chegar ao coração e à mente” do possível cliente, de modo a fazê-lo compreender que de fato trata-se de um serviço que ele precisa contratar, caso queira ver sua empresa decolando no digital.

Elencar os benefícios atrelados a essa contratação, a exemplo da ajuda especializada que ele terá e do retorno do investimento, é um bom jeito de começar.

Não se esqueça de dar evidência para esse novo serviço da sua agência 

Por fim, claro, é imprescindível que esse novo serviço tenha seu próprio destaque, sendo que, nesse sentido, vale a pena apostar nas mais diversas iniciativas, como criar postagens nas redes sociais, pensar em alguns anúncios e até mesmo elaborar e divulgar alguns cases de sucesso que sua agência construiu, no que diz respeito ao marketing digital.

Porém, além de fazer tudo isso, também é importante que você se lembre que os donos de pequenas empresas, assim como muitas outras pessoas, também costumam esperar por um site no qual poderão encontrar todas as informações de que precisam, antes de contratar algum serviço.

Então, é imprescindível que, dentro do site da sua agência, exista um espaço voltado especificamente para a consultoria de marketing digital para pequenas empresas, podendo ser uma página específica, somente informativa, ou mesmo um direcionamento para uma landing page, que será mais focada em deixar o lead ainda mais próximo.

Aliás: até mesmo um hotsite pode ser criado e, independentemente de sua escolha, a Terceirizando Web irá te ajudar. Ou seja: você precisará se preocupar apenas com a parte estratégica da consultoria, por exemplo, enquanto nós cuidamos do espaço que este serviço terá, dentro do seu site ou mesmo funcionando de forma paralela a ele.

Vamos conversar a respeito, sem nenhum compromisso? É só chamar a gente no WhatsApp.

Autor

Dennis Barreto

Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito e Terceizando Web. Palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.

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