Marketing Digital

Campanha de Marketing Digital: Passo a Passo de Como Montar a Sua

Campanha de Marketing Digital

Quem trabalha com publicidade e propaganda conhece a importância de ter uma campanha de marketing digital para atingir bons resultados. Naturalmente, estamos falando também da estrutura, aplicação e análise das métricas do período determinado.

A partir de etapas, a estratégia auxilia os gestores a entenderem ainda melhor o negócio, mas talvez seja um grande desafio.

Por isso, preparamos um texto com as principais informações e dicas mais eficientes para simplificar e fortalecer essa ação.

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Como montar sua campanha de marketing digital?

Certamente, seguir um roteiro é a forma mais segura de não ignorar nem perder nenhum passo.

Então, criamos um modelo básico que você pode adaptar às necessidades da sua marca para elaborar um planejamento exclusivo.

Conheça o seu público

Antes de tudo, para desenvolver uma campanha de marketing digital eficiente, é fundamental destiná-la ao seu público-alvo correto.

Quem é a sua audiência? Onde ela está, pelo que se interessa, quais são suas redes sociais favoritas?

Hoje, existem diversas ferramentas que facilitam essa essa busca e delimitação.

Assim, você será capaz de produzir e automatizar o envio de anúncios e conteúdos personalizados e mais assertivos. Por exemplo, sobre assuntos, produtos e serviços atraentes e procurados pelos consumidores.

Defina os seus objetivos

A próxima etapa é determinar as metas do negócio, como o que quer obter e os resultados que quer alcançar. A partir daí, será muito mais fácil criar estratégias eficazes e coerentes com o seu propósito no mercado.

Estabeleça seu planejamento

Obrigatoriamente, é claro que uma campanha de marketing digital bem-sucedida precisa ter um projeto online. Para isso, estipule quais técnicas virtuais serão aplicadas nas ferramentas de sua escolha para determinada mídia.

Além disso, dependendo da sua área de atuação, não será necessário usar todas as redes sociais. Dessa forma, foque no canal em que o seu público está mais presente e consome conteúdo por mais tempo.

Enfim, nem sempre estar presente em todos os locais significa êxito.

Monitore os resultados

Durante a preparação, decida qual mecanismo será utilizado para acompanhar o andamento, verificar e compilar os dados em um relatório. Por exemplo, o Google Analytics mensura a repercussão geral e apresenta todas as informações com organização e praticidade.

Por outro lado, em redes sociais, a supervisão diária deve ser feita manualmente.

É importante conferir de perto tanto o alcance quanto o engajamento com a sua audiência. Se as métricas não estiverem satisfatórias ou de acordo com as suas expectativas, edite as configurações antes de o prazo acabar.

Monte um cronograma de ações

Este passo é essencial para que a campanha de marketing digital não se perca na sequência.

Isso porque ajuda na organização listar as tarefas, o tempo de duração de cada uma e de toda a dinâmica. Aliás, deixar um profissional do time responsável por cada etapa também mantém um controle mais eficaz.

Organize um orçamento

Hoje, dentro das próprias plataformas digitais, você consegue investir qualquer valor para rodar as ações. Por isso, confirme com o cliente o valor da verba que ele tem à disposição.

Profissionais do marketing podem tirar suas dúvidas e te orientar sobre como aplicar as quantias de maneira mais efetiva.

Aliás, qualquer uso precisa ser justificado depois no relatório de desempenho.

Tenha uma equipe

Como mencionamos, uma equipe capacitada e atualizada com as últimas novidades intensifica os resultados da sua campanha de marketing digital.

Então, divida as atividades e funções entre os colaboradores, de preferência considerando as aptidões individuais. Assim, nenhuma fase será deixada de lado e o cronograma será entregue antes que o prazo da ação termine.

Para a sua campanha de marketing digital decolar…

Resumidamente, essa estratégia é bastante trabalhosa, mas, quando é bem executada, traz os melhores efeitos para o negócio. 

Em qualquer área de atuação, essa técnica é fundamental para diferenciar a sua marca das concorrentes. No entanto, é claro que você não pode se sustentar apenas nela para um bom posicionamento de marketing digital.

Ou seja, busque expandir sua visão de publicidade e propaganda e pesquisar para se manter atualizado em um mercado crescente. Em meio a tanta competição, quanto mais conhecimento e inteligência bem aplicada, mais reconhecimento e lembrança de marca você conquistará!

Autor

Dennis Barreto

Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito e Terceizando Web. Palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.

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