Websites

Wix ou WordPress: Qual a melhor ferramenta para criar um site?

Wix ou WordPress

A importância de criar um site para a sua agência é mais do que sabida. A presença digital é a chave para ser lembrado. Porém pesquisando um pouco vem a dúvida: qual a melhor ferramenta para criar o meu site? Wix ou WordPress?

Primeiramente é bom entender que o Wix é construtor de site, enquanto o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo.

Continuou um pouco confuso(a)? Continue lendo que neste artigo vamos mostrar as diferenças entre essas duas ferramentas para te ajudar a fazer a melhor escolha!

Usabilidade

A plataforma Wix é simples, ou seja, possui um editor muito fácil de usar. Você cria elementos visuais em forma de bloco: adicionando, excluindo ou modificando. Essa plataforma é voltada para usuários leigos que não sabem de programação, porém com isso existem algumas limitações.

Já o WordPress possui diversas opções para criar o seu site, então é um pouco mais complexo em relação ao Wix. Porém, a familiarização é rápida e com vantagem de maior autonomia e liberdade.

Instalação

O Wix não precisa de instalação. Essa ferramenta é chamada de hosted, ou seja, os sites são armazenados e rodam no servidor do próprio Wix.

O WordPress é self-hosted, ou seja, o site é executado em um servidor local. Portanto, mesmo que a ferramenta seja gratuita, precisa-se contratar um plano de hospedagem. E diferentemente do Wix, no WordPress você pode customizar sua URL.

Design

Seja Wix ou WordPress, ambos possuem vários templates e formas para todos os gostos e estilos. O único ponto que é importante ficar atento é que alguns layouts do Wix podem não ser tão responsivo assim. Ao contrário do WordPress que com a aquisição de plugin, os layouts estão cada vez mais responsivos.

Carregamento do site

O Wix possui um bom tempo de resposta no carregamento do site, essa ferramenta conta com o uso de CDN e otimização automático de imagens. A forma básica do WordPress já não possui esses recursos. É necessário adicionar plugins, por exemplo, WP Smush.

Com plugins adquiridos, sites criados no WordPress possuem responsividade maior em smartphones, ao contrário de sites criados pelo Wix.

Gerenciamento

Sites criados na plataforma Wix não necessitam de muitos ajustes. As manutenções e atualizações são feitas automaticamente pelo servidor. Porém isso deixa o site um pouco engessado. Se por exemplo, você procura melhorar o rendimento do desempenho do seu site, não se encontra configurações para isto. E no caso de analisar os dados – para verificar o crescimento do seu negócio – é preciso adquirir a versão paga.

Por outro lado, com ajuda de plugins no WordPress é necessário fazer manutenção, corrigir erros e fazer backups de forma manual. Entretanto, o fato de ser manual permite maior liberdade ao gerenciamento para melhorias de desempenho do seu site.

Segurança

Plataformas hosted como Wix são mais seguras justamente pelo fato de que não é possível que o usuário edite as configurações básicas. Isso diminui o risco de vulnerabilidade.

Diferentemente do WordPress que, por ser criador da maioria dos sites, vira alvo de invasores. Porém, como já falamos neste link, existem vários plugins de segurança para proteger o seu site, e na maioria de forma gratuita.

Suporte

Criando o site pelo Wix ou WordPress, ambos oferecem uma equipe de suporte muito boa.

Plugins

Os plugins para melhoria do seu site podem ser obtidos no Wix ou WordPress. Entretanto, no Wix alguns são apenas para assinantes e outros podem apresentar funcionalidade limitada.

Já no WordPress você conta com mais de 50 mil plugins otimizados e maioria deles são gratuitos.

Search Engine Optimization – SEO

O SEO é extremamente importante para a presença digital, já que esta ferramenta alavanca sua presença digital. O Wix é muito limitado em configurações de SEO. Já o WordPress conta com plugin Yoast SEO que ajuda demais na produção de conteúdo do seu site.

Personalização

Seja no Wix ou WordPress, essas duas plataformas oferecem várias ferramentas para adicionar no seu site como, por exemplo, seção de comentários, fóruns, chats e até mesmo lojas virtuais. O WordPress é melhor quanto a personalização desses recursos, isso é possível com ajuda de plugins que são gratuitos na sua maioria. Enquanto no Wix para obter esses recursos, como loja virtual, precisa adquirir o plano pago.

Portanto, vendo as diferenças dá para concluir que Wix oferece simplicidade, enquanto WordPress oferece profissionalismo, um site mais completo e com maior autonomia.

Nós da Terceirizando Web entendemos muito de criação de site e estamos aqui para te ajudar no seu negócio com um site com layout lindo com o intuito de aumentar o lucro e crescer sua agência cada vez mais!

Autor

Heloisa Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.