Marketing Digital

Experiência do usuário: dicas para sua agência oferecer o melhor trabalho

experiência do usuário

Qualquer pessoa que tenha uma agência de marketing digital e ofereça o serviço de criação de sites para os seus clientes precisa se preocupar com um fator muito importante: a experiência do usuário.

Ocorre que, não raramente, no decorrer da rotina do dia a dia, existe uma imensa preocupação em criar espaços na web que sejam a cara dos clientes da agência propriamente ditos.

Porém, para que os resultados gerados sejam, de fato, eficazes, é imprescindível pensar também nos clientes (e possíveis clientes) de cada negócio atendido.

Parece confuso?

Então, não deixe de ler os tópicos a seguir para entender mais sobre o assunto e descobrir as dicas que deve seguir na hora de oferecer sites realmente completos para os seus clientes, principalmente no que diz respeito à experiência do usuário. 

Lembrando o que é a experiência do usuário e sua importância

Antes de saber quais são as principais dicas e benefícios que existem na hora de oferecer aos clientes da sua agência um produto (site) focado na experiência do usuário, é importante relembrar do que se trata essa experiência, exatamente.

E a explicação sobre isso não poderia ser mais simples: trata-se, literalmente, da iniciativa de oferecer ao usuário do site a melhor experiência online que ele pode ter.

Ocorre, porém, que tal iniciativa não precisa, e nem deve, ficar restrita somente ao site em si: todo o sistema de atendimento do cliente da sua agência, por exemplo, deve ser trabalhado também nesse sentido.

Assim, os usuários terão sempre a melhor experiência, independentemente do canal por onde decidirem se conectar com a marca.

Benefícios de aplicar a experiência do usuário nos sites dos seus clientes

Ao aplicar a experiência do usuário corretamente na criação de sites, sua agência irá obter alguns benefícios, que também irão se estender para os clientes atendidos.

Por exemplo:

Ao visitar um site totalmente pensado para que sua experiência seja prática e fluida, o usuário irá se conectar de forma mais rápida com a marca, e se envolverá ainda mais com ela.

Logo, será apenas questão de tempo até que comece a indicá-la para outras pessoas, o que levará seu cliente a vender muito mais e o ajudará a perceber ainda mais valor no trabalho desempenhado por você e por sua equipe.

Isso sem citarmos o fato de que usar a experiência do usuário corretamente gera um diferencial competitivo imenso para qualquer empresa. Afinal, principalmente em um momento em que temos rotinas tão corridas, as pessoas querem de fato acessar interfaces nas quais consigam encontrar, de forma rápida, as informações de que precisam.

Mas, claro: para oferecer o melhor trabalho para os seus clientes, nesse sentido, é preciso ir muito além do que simplesmente saber o que significa o termo experiência do usuário e quais são os benefícios atrelados a ele.

É preciso, ainda, seguir algumas dicas.

A primeira delas é trabalhar devidamente todos os pilares que fazem parte desse contexto, sendo eles:

  1. A usabilidade
  2. A utilidade
  3. A acessibilidade
  4. A funcionalidade

Outra dica, igualmente importante, é fazer todos os testes possíveis, de modo a identificar se tais pilares estão de acordo com o projeto.

Ou seja: sua equipe precisa identificar se o site criado é fácil de ser usado, se atende ao objetivo para o qual foi criado e se de fato é útil para os seus visitantes, por exemplo.

Vale a pena, ainda, conversar com seus clientes a respeito da importância de não ficarem restritos somente ao site, quando se trata da experiência do usuário.

Eles precisam fazer essa experiência chegar a outros canais, como o atendimento, anteriormente citado. Caso contrário, poderão até mesmo passar uma imagem de desleixo para o público.

Terceirize esse serviço com a Terceirizando Web

E se há uma última e importante dica que podemos te dar, para que seu trabalho com o desenvolvimento de sites focados na experiência do usuário realmente dê certo, é: foque em terceirizar esse serviço!

Afinal, trata-se de algo que exige a presença de especialistas em todo o processo. Logo, nada melhor do que deixar as demandas nas mãos de uma empresa que seja focada nesse tipo de negócio, como a Terceirizando Web.

Assim, você poderá focar em outras frentes das necessidades dos seus clientes e fazer sua agência de marketing digital crescer cada vez mais, enquanto nós cuidamos dos sites para você.

Vamos conversar a respeito, sem compromisso?

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Autor

Dennis Barreto

Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito e Terceizando Web. Palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.

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