Marketing Digital

Marketing B2B: como aumentar a relevância da sua marca?

Dentre tantos campos da publicidade e propaganda, é natural e necessário que um deles direcione uma empresa para a outra. Dessa forma, o marketing B2B disponibiliza um conjunto de estratégias exclusivas, focadas em instituições que desejam crescer dentro do mercado.

Por isso, preparamos um conteúdo com as principais informações e dicas mais eficientes para você se tornar ainda mais relevante.

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Por que investir em marketing B2B para a sua marca?

Também conhecido como Business to Business, neste ramo, as decisões precisam ser tomadas de maneira diferente da convencional. Isso porque o público-alvo é mais criterioso com algumas condições, como popularidade do produto, identificação, atendimento, relevância de marca.

No entanto, quem trabalha com ele na prática sabe que ele oferece muitas vantagens e soluções para um negócio. Por exemplo, a mais importante é a possibilidade de construir relacionamentos comerciais duradouros e a sua manutenção a longo prazo.

A empresa também aumenta a própria lucratividade e os seus produtos e serviços geram crescimento para outras. É isso que a torna mais valiosa e reconhecida dentro da sua área de atuação.

Inclusive, os profissionais de marketing estão tão familiarizados com as suas exigências que já desenvolvem processos pensando em cumpri-las. Assim, ainda facilitam a experiência de compra dos clientes e abrem novas oportunidades de vendas.

Abaixo, listamos algumas das estratégias mais fundamentais para ampliar o seu valor de mercado.

Blog corporativo

Embora muitos acreditem que o blog não é um bom recurso para o mercado B2B, o comportamento do consumidor mudou. Hoje, a internet é um local tão influente para buscas e pesquisas que este formato é uma ótima tática.

Uma vez que é bastante versátil, ele permite divulgar suas mercadorias e soluções, criar relacionamentos e mostrar presença de marca. Sem dúvidas, abre portas para possibilidades de novas vendas.

Conteúdos de qualidade

Antes de tudo, esse é um dos investimentos mais úteis para ampliar o alcance do seu estabelecimento em relação aos concorrentes. Afinal, materiais interessantes e compartilháveis podem trazer mais visualizações para o marketing B2B.

Então, invista em conteúdos focados na sua persona e que causem discussões atrativas para a audiência que te segue. Dessa forma, as chances de conquistar mais fregueses e transformar esses diálogos em negócios fechados são bem maiores.

Lembre-se: matérias de qualidade são aquelas que se destinam ao público correto. Portanto, certifique-se de incluir o seu, tratando de assuntos pertinentes com a sua realidade.

E-mail marketing

Resumidamente, uma ferramenta acessível, com um ótimo alcance e muito eficaz, tanto no marketing convencional quanto no B2B.

Com ele, você elabora layouts e temas personalizados e campanhas específicas para os seus objetivos. Além disso, consegue criar e manter uma boa base de leads para todas as ocasiões.

Por isso, utilize-o para desenvolver uma conexão com seus clientes e conservar a lembrança de marca sempre viva na memória deles.

Leads qualificados

Como mencionamos acima, captar leads é importante para qualquer empresa. Esse “apanhado” contém algumas etapas simples e, sem dúvidas, é a melhor maneira de atrair o seu grupo-alvo.

O lead é a pessoa que demonstrou interesse pelo seu produto ou serviço e quer adquirir ou contratar o que você oferece.

Normalmente, para obter algum meio de contato do visitante, os profissionais disponibilizam algum recurso de utilidade ou benefício. Por exemplo, descontos, materiais ricos e exclusivos, e-books, entre outros.

Uma vez que o público final do marketing B2B é mais exigente, esse passo é ainda mais relevante para garantir a venda. Para isso, crie listas bem segmentadas, pois quanto mais leads captados, mais chances de fechar negócio.

Marque presença nas redes sociais

Até hoje, muitos estabelecimentos não exploram esses canais para se comunicar e exibir seus produtos e serviços para a audiência. No entanto, o mercado B2B também requer visibilidade e um espaço para se comunicar com os clientes e se expandir.

Com ações direcionadas e conteúdos de qualidade, sua empresa será muito mais acessada e compartilhada. Isso porque um contato frequente e a prospecção são, juntos, um recurso de excelente custo-benefício.

O marketing B2B tem tudo a ver com crescimento de marca

Certamente, oferecer uma boa experiência aos seus consumidores faz com que eles sempre interajam, recomendem e engajem com suas publicações.

Pensando nisso, certifique-se de escolher as estratégias mais eficientes para você, que aumentem o valor da sua marca. Assim, vai se tornar uma presença constante, tanto no mercado quanto na memória do seu público.

Autor

Dennis Barreto

Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito e Terceizando Web. Palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.

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