Marketing Digital

Marketing Digital para 2022: Principais Tendências

Tendências no marketing digital para 2022

O ano de 2021 chegou ao fim, trazendo grandes tendências de marketing digital para 2022 causadas, principalmente, pela pandemia que enfrentamos.

No âmbito profissional, tivemos que nos adaptar e recriar novas formas de se comunicar.

Alías, o isolamento social que durou meses fez com que as pessoas consumissem ainda mais a internet, seus produtos e serviços.

Assim, a informação ganhou um alcance ainda maior.

Por isso, seja você um curioso ou um proprietário de agência de marketing, quem busca conhecer as principais tendências do marketing digital para 2022 deve continuar a leitura deste artigo!

Principais Tendências de Marketing Digital para 2022

Como sabemos, a cada ano que passa mais novidades surgem no marketing digital, como redes sociais, aplicativos, ferramentas, entre outras.

Para os profissionais da área, é importante ficar por dentro desses lançamentos para usufruir desses recursos de forma positiva.

Hoje, listamos algumas dessas novidades para você acompanhar em primeira mão.

Utilizar mais vídeos

Primeiramente, percebemos o quão utilizados os vídeos foram em 2021 e a propensão é só aumentar.

Com o surgimento de novos recursos nas plataformas e ferramentas, eles devem continuar com tudo em 2022.

Entretanto, um gerador de inovações deste ano foi o Instagram, que aprimorou seus recursos para os criadores de conteúdo.

Além disso, outro aplicativo que tem ganhado popularidade é o TikTok, concorrente direto do Instagram.

Assim, cada vez mais ele vem crescendo e conquistando espaço na parte profissional e interativa com o público.

Além disso, muitas marcas já a estão utilizando e gerando conteúdos de forma diferenciada.

Como mencionamos, esse foi um ano de inovações e de levar mais informações e curiosidades.

Experiência por voz

Seja na hora da pesquisa ou até mesmo na da compra, a experiência por voz tem se tornado cada vez mais popular.

Inclusive, alguns estudos já apontam que as caixinhas inteligentes com assistentes virtuais obtiveram um crescimento nas vendas em 2021.

A praticidade e a simplicidade no seu uso atribuem pontos positivos para o marketing digital.

Afinal, os usuários buscam agilidade em suas compras na navegação pela internet.

Além do uso dos assistentes virtuais estar se ampliando cada vez mais, outra tendência são as skills.

Elas ajudam as pessoas em tarefas do dia a dia, como cuidar da saúde, ensinam a realizar alguma tarefa e dão lembretes sobre algum compromisso.

Ampliação de relacionamento

Uma novidade no marketing digital são os bots, que estão cada vez mais inteligentes e utilizados por grandes marcas.

Isso porque são ferramentas cada vez mais aprimoradas a fim de oferecer um atendimento melhor e humanizado no âmbito digital.

Também conhecidas como “pessoas virtuais”, podemos chamá-las de “personificação da marca” para gerar mais proximidade e empatia com o consumidor. Por exemplo, a Lu da Magazine Luiza ou a Mara da loja Amaro.

A tendência tem tudo para crescer ainda mais em 2022 no marketing digital.

Afinal, além de gerar uma conexão com o consumidor, faz com que algumas marcas criem uma identidade para segmentos diferenciados.

Com tanto sucesso, os robôs de relacionamento com o cliente ainda são vantajosos na parte de interação e automação com o público-alvo.

Assim, tudo indica que essa prática continuará sendo utilizada.

Social selling e marketing interativo

O social selling se tornou bastante popular durante a época da pandemia e continua sendo um dos grandes aspectos do marketing digital.

Também conhecido como “venda social”, é uma forma de criar relacionamentos e vendas por meio das redes sociais.

Resumidamente, as redes sociais são um espaço para gerar relacionamento e conteúdos de interação.

Inclusive, também possibilitam a prospecção de potenciais clientes e gerar relacionamento com eles com o objetivo de gerar vendas.

Algumas plataformas já utilizam esses mecanismos específicos, entre elas, Linkedin, Twitter, Facebook e Instagram.

Dessa forma, já contam com espaços específicos para vendas online, com as famosas “lojinhas’’ e distribuidores de produtos e serviços.

Comece 2022 por dentro das tendências do marketing digital

Já ficou animado para incluir as tendências do marketing digital no seu planejamento deste novo ano?

Este é o momento de sair à frente dos seus concorrentes e se antecipar para colocar essas novidades em prática.

Na hora de fazer o seu planejamento de 2022, incluir essas estratégias e tendências pode ser a peça-chave para o sucesso do seu negócio.

Autor

Dennis Barreto

Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito e Terceizando Web. Palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.

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