Em geral, sabemos sobre a importância de ter um site para o negócio, tanto no formato blog quanto e-commerce. No entanto, plugins de segurança WordPress são fundamentais em ambos.
Por melhor que seu portal esteja estruturado, talvez ainda seja vulnerável a invasões, quedas e perdas de dados, de empresa e clientes. Assim, suas informações podem ser roubadas, usadas com más intenções, e prejudicar sua marca, reduzindo sua credibilidade.
Para evitar esses e outros problemas, saiba tudo sobre proteção virtual.
Por que utilizar plugins de segurança WordPress?
Certamente, o WordPress é uma plataforma bastante confiável, que preserva seus dados e mantém sua página no topo dos resultados. Ainda assim, é interessante adquirir uma precaução extra para o espaço virtual da sua marca, como os plugins.
Pequenas, leves e fáceis de usar, essas extensões adicionam certas funções extras a programas ou sites. Por exemplo, a praticidade para inserir outros conteúdos, formatos, links internos e externos, a melhoria, a segurança, entre outras propriedades.
Embora a maioria deles seja paga, alguns têm versões limitadas e gratuitas muito úteis.
Um módulo de proteção não substitui o software antivírus. Isso porque um computador infectado por malwares ainda rouba senhas e outros dados, como de acesso.
Inclusive, evite instalar dois ou mais com a mesma funcionalidade. Eles podem conflitar entre si e, em vez de aumentar o resguardo, diminuí-lo.
Abaixo, confira algumas das opções mais populares e eficientes para seu portal.
Os melhores recursos do WordPress para a segurança digital
Depois de identificar suas necessidades, fica fácil saber quais vão ser os melhores e mais vantajosos plugins de segurança WordPress. Então, veja uma lista completa para escolher seus favoritos.
All In One WP Security & Firewall
Ótima para iniciantes, essa ferramenta tem um layout bastante simples de usar. Além disso, é a que oferece mais serviços de forma gratuita:
- Bancos de dados e arquivos;
- Firewall básico capaz de bloquear padrões comuns, mas é necessário inserir manualmente a lista negra de IPs suspeitos;
- Prevenção a ataques de força bruta à área de login;
- Proteção de contas de usuários WordPress;
- Verificação de padrões suspeitos de injeção de banco de dados.
Sua alternativa paga contém ainda mais possibilidades.
BulletProof Security
Aqui, há outras soluções igualmente interessantes:
- Alerta de usuários;
- Backup de banco de dados;
- Busca de malwares;
- Impedimento de ataques;
- Notificações por e-mail;
- Proteção logins e contra ataques.
A edição paga tem taxa única e apresenta recursos mais potentes.
Google Authenticator
A versão do Google de um dos plugins de segurança WordPress tem um objetivo simples: evitar acessos não autorizados ao painel.
Fácil de usar, é gratuito e também tem funções pagas.
iThemes Security
Antigamente conhecido como Better WP Security, seu propósito é reconhecer vulnerabilidades em extensões, softwares, senhas fracas e detectar erros 404.
A assinatura disponibiliza outras funcionalidades, como método de autenticação de dois fatores e verificação de segurança do usuário.
Jetpack
Apesar de ser um plugin de segurança, ele ainda otimiza a velocidade do site e melhora o SEO.
A opção gratuita defende contra ataques de força bruta e logins não autorizados. Enquanto isso, a paga inclui a automatização de correções.
SecuPress Free
Entre os plugins de segurança WordPress, esse defende seu login de ataques de força bruta, bloqueia IPs e contém firewall.
A versão paga tem ferramentas de proteção como busca de malwares, alerta de segurança e reconhecimento de extensões.
Sucuri Security
Sua forma gratuita oferece procura de malwares, monitoramento da integridade de arquivos, notificações de segurança e lista negra de IPs.
Uma exclusividade é a limpeza do site, sem custos adicionais, caso seja infectado por um malware.
Por outro lado, com a assinatura, você possui monitoramento de tráfego. Ou seja, bloqueia ataques e acessos maliciosos antes de chegar ao servidor.
Wordfence Security
Certamente, esse é um dos plugins de segurança WordPress mais antigos.
Enquanto sua edição gratuita busca malwares e detecta explorações, a paga bloqueia IPs silenciosos. Inclusive, oferece autenticação de dois fatores, login com captcha e outras ferramentas de proteção.
Qualquer sinal de violação vai gerar um alerta para que você o corrija imediatamente, evitando outros danos.
WP Fail2Ban Redux
Totalmente gratuito, ele tem uma única função: a defesa contra ataques de força bruta.
Lembre-se: plugins são atualizados frequentemente. Então, certifique-se de ter as últimas versões para garantir sua segurança virtual.