Devido ao isolamento causado pela pandemia ou à mudança de comportamento do consumidor, hoje todas as empresas precisam de um site para divulgar serviços, apresentar marca ou aumentar vendas. Mas qual é a diferença entre um site profissional e um amador?
E o mais importante, qual é o melhor para seu negócio?
O que são um site profissional e um amador?
Como o nome sugere, o site amador é o que qualquer pessoa pode desenvolver. Ou seja, não é necessário ter conhecimento prévio em linguagem de programação ou noções de layout para criar a página.
Inclusive, há várias opções de templates prontos na internet em que se preenche as informações, escolhe as imagens e personaliza a aparência.
Por outro lado, um site profissional é inteiramente desenvolvido por programadores ou agências especializadas, pensado para atender todas as necessidades do seu negócio. Por exemplo, design exclusivo e funcionalidades estratégicas para tornar a experiência do usuário mais agradável são parte do planejamento dos resultados.
Conheça as principais diferenças entre eles
Agora que você sabe o que são esses sites, precisa saber como um é diferente do outro, certo? Assim, vai ser mais fácil escolher o que atende suas expectativas e traz mais resultados para a sua empresa.
Hoje, um site é considerado o seu cartão de visitas no meio digital.
Site profissional
Como dissemos acima, ele será único e exclusivo para sua marca, transmitindo sua mensagem e seus valores para os visitantes. Além disso, ele tem:
- Layout personalizável: cores e fontes ilimitadas, ajuste e movimento de botões, criação de janelas etc;
- Qualidade superior: menos tempo para carregar a página, adaptação ao dispositivo móvel do usuário etc;
- Plug-ins ilimitados: mais liberdade de estilização de páginas, facilidade na aplicação de padrões de SEO, usabilidade;
- Domínio próprio: mais credibilidade à marca;
- Retorno imediato para seu negócio: assim que a página estiver disponível na internet, os clientes chegarão até ela mais rapidamente. Isso porque o ranqueamento será melhor, considerando todos os recursos exclusivos.
Apesar de ter um custo mais alto, esta é a melhor opção para empresas que querem conquistar mais autoridade para sua marca e melhorar o relacionamento com seus clientes.
Site amador
Apesar de poder ser criado por qualquer pessoa, na maioria das vezes, este tipo de site tem recursos mais limitados. Inclusive:
- É estático: para alterar ou publicar conteúdos, é preciso ter login e senha da ferramenta que foi usada para desenvolvê-lo, dominar programas de FTP ou edição de HTML;
- Otimização limitada: para se encaixar aos parâmetros necessários de um bom ranqueamento nos buscadores, é fundamental ter conhecimento técnico para preencher títulos e tags no código;
- Funciona para breves apresentações da marca. Afinal, pode ser encontrado no Google apenas com informações básicas de contato, por exemplo.
Normalmente, esta alternativa é a mais escolhida por quem está começando o negócio, apresentando um trabalho de freelancer ou fazendo trabalhos de escola.
Qual escolher para o meu negócio?
Uma vez comparadas as diferenças entre o site profissional e o amador, é você que decide entre os dois tipos. Para isso, reflita: qual vai representar melhor a sua empresa na internet?
Inclusive, tenha ajuda de profissionais qualificados e experientes. Converse com eles sobre segurança, backup e padrões de SEO, além de valores. É interessante pensar em resultados a longo prazo, ok?