Uma vez que o mercado é bastante competitivo, é necessário se manter presente e, sempre que possível, em destaque. Por isso, entender como aumentar a produtividade faz toda a diferença para a rotina e os resultados da sua marca.
No entanto, ter um bom rendimento não significa realizar tarefas do jeito mais rápido, e sim em uma velocidade constante.
Então, preparamos um artigo com as informações mais importantes e as dicas mais eficientes para você aplicar na sua agência.
Como aumentar a produtividade traz benefícios práticos?
Certamente, é interessante saber algumas vantagens de organizar e intensificar o fluxo de trabalho. Por exemplo:
- Aumento do lucro;
- Bom relacionamento com as contas atuais;
- Capacidade de receber novos clientes;
- Crescimento do negócio.
O chamado “método escalável” é o mais adequado, pois amplia a produção e é reconhecido pelo sucesso que traz. Além disso, não aumenta os custos.
Dessa forma, gestores e colaboradores veem as consequências positivas e se sentem motivados a continuar dando o seu melhor.
Inclusive, existem certas práticas que podem ser aplicadas no dia a dia da agência para potencializar seu rendimento. Abaixo, vamos falar sobre as principais.
Ser um bom líder
Em primeiro lugar, ser “líder” é diferente de ser “chefe”. Isso porque um bom líder faz parte da equipe e sabe incentivar seus funcionários, reconhecer habilidades e limitações, ajudá-los a melhorar.
Por isso, a direção tem o importante papel de delegar as demandas de acordo com a aptidão individual. Afinal, no processo de como aumentar a produtividade, o primeiro passo é engajar e estimular o time.
Capacitar os trabalhadores
Uma vez que ter pessoal multidisciplinar é interessante e eficiente, ofereça cursos, treinamentos e oportunidades de crescimento para seus colaboradores.
Assim, você aumenta a capacitação de cada um e do departamento como um todo, refletindo na qualidade dos resultados.
Definir metas e objetivos em conjunto
Reúna-se com sua equipe e defina os propósitos e as intenções que vocês desejam alcançar em seguida.
Quando todos contribuem com o planejamento e as decisões, se sentem reconhecidos e mais incentivados a cumprir sua parte. Ou seja, o passo a passo de como aumentar a produtividade vai se realizando naturalmente.
Estabelecer as prioridades
Mais uma dica que deixa clara a importância da participação do time para a rotina da sua agência.
Depois de metas e objetivos decididos, organizem juntos as prioridades do que precisa ser devolvido e quando. Para isso, separe por categorias a partir da sua data de entrega:
- Prioridades: as atividades que precisam ser feitas o quanto antes;
- Urgentes: tarefas cujo prazo está chegando;
- Importantes: demandas com um peso maior.
Naturalmente, a melhor forma de cumprir as metas sem deixar nada para trás é seguir essa ordem e ir concluindo os jobs.
Delegar papéis e responsabilidades
Definidos os objetivos, mais uma vez junto com o departamento, decidam quem será o responsável por cada serviço. Dessa forma, todos os funcionários saberão o que está sendo feito, o que foi e será entregue.
Esse sistema facilita manter o foco e os resultados de como aumentar a produtividade.
Compartilhar a agenda
Quando você conhece a agenda de cada colaborador, fica mais fácil saber a disponibilidade deles para para resolver assuntos urgentes.
Além disso, não corre o risco de interromper reuniões e horários de almoço.
Criar métodos
Essa estratégia é interessante, pois padronizar processos os torna mais rápidos e suas soluções, mais uniformes.
Por exemplo, pense em um único modelo de briefing e substitua as informações para cada novo job.
Utilizar ferramentas
Plataformas de automação e gerenciamento de tarefas otimizam o tempo da gestão e equipe. Ou seja, o desenvolvimento das demandas fica mais organizado e prático, sendo mais uma dica de como aumentar a produtividade.
Conheça algumas:
- Análise de comportamento de navegação;
- Disparo e automação de campanha de e-mail;
- Geração de landing pages;
- Gerenciamento de mídias sociais;
- Planejamento de marketing de conteúdo.
Pensar nos frutos
Sabendo delegar as tarefas corretamente, certamente os resultados serão produtivos e bastante produtivos.
No entanto, lembre-se: não existe perfeição. Então, não perca tempo tentando alcançá-la. É melhor um job bem-feito e entregue no prazo do que perfeito.
Definir métricas de produtividade
Como aumentar a produtividade sem analisar números, gráficos e relatórios?
Por isso, estude volume de entrega, tempo de realização das atividades, quantidade de horas extras, entre outras informações.
Recompensar o bom trabalho
Obviamente, você precisa dar feedbacks, positivos e negativos, para os seus colaboradores. Assim, elogie, desperte a motivação, sugira melhorias e, se puder, ofereça bonificações e novas oportunidades.
O feedback positivo é um estímulo para que o time continue dando sempre o seu melhor.
Enfim, as dicas deixaram claro que uma boa liderança é a chave de como aumentar a produtividade da sua agência?
Dessa forma, pesquise, se mantenha atualizado e siga as nossas sugestões para destacar a sua marca e marcar presença!