Contrato de Marketing Digital

O contrato de prestação de serviços é um documento jurídico que possibilita a negociação segura com os colaboradores terceirizados da agência. Por isso, é importante saber como redigir um contrato de marketing digital.

Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre como estruturar e usar esse documento.

O que não pode faltar em um contrato de marketing digital?

A prestação de serviços é um modelo de trabalho cada vez mais comum em agências de marketing, pois oferece inúmeras vantagens. Por exemplo, redução de custos e aumento da produtividade.

Não basta apenas escolher um profissional freelancer para exercer a demanda. Afinal, também é necessário acompanhar todo o desenvolvimento, assegurando que o projeto seja devolvido dentro do prazo determinado na contratação. É aí que entra o contrato.

Esse registro garante mais segurança para ambas as partes envolvidas que se comprometeram com a entrega do job. Isso porque é possível incluir todas as informações referentes a ele e ao acordo fechado com o colaborador terceirizado.

Com isso, todos os responsáveis evitam prejuízos e organizam as etapas para a execução do serviço.

Além disso, o contrato atesta:

  • Alinhamento de prazos;
  • Definição dos pré-requisitos para a tarefa;
  • Maior previsibilidade;
  • Segurança jurídica.

A documentação evita dúvidas e discussões sobre o que foi dito ou não, já que tudo relativo ao combinado estará descrito no arquivo.

Veja como elaborar um contrato para prestação de serviços

Para formalizar um contrato de prestação de serviços, alguns dados são essenciais e devem ser descritos com clareza e detalhes. Saiba mais sobre os principais abaixo.

Serviços prestados

No contrato de marketing digital, é fundamental esclarecer todos os serviços prestados compreensível e minuciosamente.

Também é relevante citar todos os limites e as obrigações de cada encarregado do projeto. Assim, fica registrado que todas as etapas serão cumpridas com precisão e excelência.

Inclusive, lembre-se de informar e esclarecer o que não está dentro do valor a ser pago ao final da demanda.

Formas de pagamento

Esta informação é imprescindível e precisa estar documentada. Além disso, entram os valores explícitos e as formas de pagamento que serão utilizadas.

Ou seja, todos os elementos a respeito do que foi acordado na contratação devem estar devidamente formalizados.

Por exemplo, em jobs desenvolvidos em etapas, o honorário pode ser igualmente parcelado.

Multas por atrasos na entrega também devem ser listadas, garantindo mais comprometimentos com os prazos de cada atividade. No entanto, considere possíveis imprevistos e defina datas e valores justos.

Prazos

É interessante desenvolver um cronograma com períodos para cada passo do contrato de marketing digital.

Como dissemos, é importante ter cuidado com prazos reduzidos, que talvez comprometam a qualidade geral do projeto.

Por isso, durante a negociação, converse com o freelancer para estabelecer vencimentos justos para ambos e documente o combinado. Assim como as responsabilidades da agência de disponibilizar informações, decisões e aprovações. Essa atenção mútua é fundamental para que a demanda não atrase.

Outro ponto já mencionado é o cuidado com imprevistos que podem acontecer durante o progresso do job. Então, evite prazos muito apertados para não prejudicar a devolução.

Direitos e deveres do cliente e da agência

Enfim, deixe o mais claro possível quais são os direitos e deveres de cada uma das partes envolvidas.

Caso haja dúvidas, o documento servirá como base para o estabelecimento das responsabilidades e poderá ser consultado quando necessário.

Neste item, você pode incluir casos já vividos na execução de outras tarefas para determinar limites e evitar futuros problemas.

Ou seja, elaborar um contrato de marketing digital preserva os encarregados e define suas respectivas obrigações. Dessa forma, há mais segurança, comprometimento e reciprocidade.

Após desenvolver um modelo, você pode utilizá-lo como base para os próximos projetos. Para isso, basta ajustar as cláusulas para que elas fiquem alinhadas com as necessidades de cada demanda. Assim, você assegura mais praticidade, rapidez e os interesses do contratante e do contratado.

Autor

Jéssica Azevedo Moraes

Pós-graduanda em Marketing Digital Estratégico e Redatora Publicitária Freelancer para a Agência Site Bem Feito.

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