Marketing Digital

O que é mobile first? Saiba tudo sobre este termo

mobile first

No âmbito da constante evolução tecnológica, um termo que emerge com notável relevância é o mobile first.

Essa abordagem não apenas reflete as mudanças no comportamento humano, mas também reconfigura fundamentalmente o modo como o trabalho é conduzido dentro de uma agência de sites.

Dentro desse amplo contexto, torna-se evidente que o mobile first possui um potencial significativo para impactar diretamente os resultados de negócios nesse cenário dinâmico.

Porém, muitos profissionais de marketing, principalmente os que estão iniciando suas carreiras agora, podem ter dúvidas sobre do que realmente se trata o termo em questão e sobre os benefícios que ele tem levado para dentro das agências.

Esse é o seu caso, ou mesmo de alguém da sua equipe?

Se sim, não deixe de ler com atenção os próximos parágrafos e, ao finalizar a leitura, propague o conhecimento adquirido, a favor do lucro do seu negócio. 

Entendendo do que se trata o mobile first

A boa notícia, para todos os profissionais ligados ao marketing digital, é que entender o que é o mobile first é realmente muito simples, uma vez que o significado deste termo está literalmente nas palavras que o compõem.

E isso, em nosso idioma, significa nada menos que “mobile primeiro”.

Ou seja: trata-se do desenvolvimento de sites e páginas online cujo foco está primeiro no formato mobile e, depois, migra para a adaptação para telas maiores.

Sim, realmente parece algo confuso, principalmente quando boa parte das agências ainda faz o contrário, não é mesmo?

Afinal, muitos profissionais já compreenderam que é imprescindível criar sites que sejam otimizados para dispositivos móveis.

Mas primeiro eles criam a versão “normal”, para computadores, seguida de uma versão responsiva, para telas menores.

Já o mobile first, que terminou de ser desenvolvido em 2010, foi algo totalmente visionário, e foi na contramão deste movimento considerando que com o passar dos anos mais e mais pessoas passaram a ter o celular como primeira tela. 

Logo, faz total sentido focar nesse público tão conectado e prático, concorda?

Leia também: Como elaborar uma excelente consultoria de marketing digital para pequenas empresas?

Os benefícios de manter o mobile first nas entregas da sua agência 

Agora você já sabe o que significa o termo mobile first e, muito provavelmente, já conseguiu perceber que colocá-lo em prática não é nenhuma tarefa difícil.

Afinal, basta alterar a ordem na hora de criar os sites e páginas online de seus clientes, dando atenção prioritária aos dispositivos móveis e, em seguida, fazendo a adaptação para notebooks e computadores.

Mas, ainda assim, também é provável que esteja com receio de dar esse passo.

E é por isso que, a seguir, listamos alguns dos principais benefícios que sua agência irá colher por meio dessa iniciativa que, por sinal, não deixa de ser muito estratégica.

E esses benefícios são:

1. Melhoria imediata na experiência que o usuário terá

Como citado anteriormente, o número de pessoas que utilizam os celulares como tela principal é imenso.

Então, para um usuário adepto de dispositivos móveis, é no mínimo incômodo ter que obrigatoriamente usar um computador, para conseguir acessar um site de forma satisfatória.

Isso prejudica, e muito, os resultados dos seus clientes. Aliás: não deixe de ler nosso artigo sobre experiência do usuário, para compreender melhor a importância desse assunto.

2. Rankeamento mais satisfatório em relação ao Google

É muito provável que muitos de seus clientes queiram alcançar boas posições no rankeamento do Google e, ao optar pelo mobile first em seus projetos, você automaticamente dá a eles uma chance muito maior de alcançar tal resultado.

Isso porque este buscador tem priorizado cada vez mais, desde 2018, os projetos que são pensados com base nas telas móveis.

3. Mais credibilidade

Se seus clientes querem ser bem vistos no mercado, adotar o mobile first acaba sendo algo obrigatório.

É uma iniciativa que prova que a marca se importa com todo o seu público, entre outras coisas.

O processo de aprendizado deve ser contínuo

Esperamos que você tenha gostado de aprender sobre esse tema tão necessário para os negócios digitais, e que tente colocá-lo em prática o quanto antes, a fim de melhorar de forma muito significativa os resultados de seus clientes.

E, lembre-se: é sempre importante continuar aprendendo sobre tudo o que influencia o dia a dia de uma agência.

Por isso, não deixe de acessar os demais conteúdos do blog Terceirizando Web: eles estão repletos de informações voltadas para esse tipo de negócio. 

Autor

Dennis Barreto

Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito e Terceizando Web. Palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.

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