Produtividade

Qual a importância do Feedback dentro de uma agência de Marketing?

feedback

O feedback é uma palavra forte e que gera diversos sentimentos, sendo caracterizada como uma resposta positiva ou negativa sobre produtos, serviços e ações. Tendo então como principal objetivo visar o estímulo, a melhora e a autoavaliação, seja como pessoa ou grupo.

O significado da palavra feedback remete as outras duas palavras: reação e retroalimentação a algum estímulo ou ação. Sendo assim, após um feedback, é necessário agir.

Vale lembrar, também, que apesar de, muitas vezes, gerar receio e ansiedade, o feedback é algo comum em gestões de comunicação, processos e expectativas dentro de uma empresa, como é o caso das agências de marketing, sendo, inclusive, algo muito importante dentro deste ambiente de trabalho.

Por que o feedback é tão importante em uma agência de marketing?

Uma agência de marketing, em sua maioria, tem muitos clientes, sendo eles de diversos setores. Por isso, manter um feedback com os colaboradores para melhorar o alinhamento da comunicação fazendo com que todos os serviços sejam entregues com excelência, é de extrema importância.

Podemos citar, então, quatro pontos que se destacam e devem ser analisados com cuidado no momento de realizar um feedback com os colaboradores dentro de uma agência de marketing, são eles:

  1. 1- Incentivo de melhoria
  2. 2- Melhora de relacionamento;
  3. 3- Confiança no trabalho;
  4. 4- Melhorias e otimizações nos processos.

Feedback como Incentivo de melhoria

Uma equipe bem alinhada em uma agência de marketing fará com que ela consiga atrair mais clientes e, consequentemente, ofereça melhores serviços. Nesse sentido é interessante que seja feito um Feedback sempre se possível para com os funcionários, visando uma equipe forte e motivada.

Ao incentivar ou auxiliar os funcionários o caminho no qual eles devem percorrer, a agência estará permitindo que seus serviços sejam melhorados e os funcionários se sintam mais motivados para trabalharem.

É necessário, também, que ocorra um padrão, ou um tempo entre um feedback e outro, para que assim, dê tempo de o funcionário entender a informação e trabalhar em cima dela para gerar bons resultados.

Melhora de relacionamento

Com os feedbacks, a chance do relacionamento entre agências e seus funcionários ser melhorado é grande. Isso se dá pelo fato de que durante o Feedback, o chefe e funcionário poderão dar sua opinião sobre como se sentem referente à tal demanda, ou referente a tal cargo, dando a oportunidade de cada um dar a sua opinião que será escutada, analisada e validada, podendo então ser executada.

Confiança no trabalho

Ao realizar feedbacks com os funcionários, eles podem tirar suas dúvidas sobre como estão se saindo com as suas demandas, dando a oportunidade de serem reforçados sobre o quão bom está sendo o seu trabalho e o que ainda pode ser estudado para melhorar ainda mais essa demanda. Gerando assim uma maior confiança no trabalho executado.

Isso se torna um ponto positivo para a agência, que passa uma imagem de credibilidade e transparência para com cada funcionário dentro da empresa.

Melhorias e otimizações nos processos

O feedback, seja ele positivo ou negativo, deve, de qualquer forma, causar um impacto na agência de marketing e, como consequência, melhorar os processos executados dentro dela.

Isso porque, os feedbacks, quando bem aplicados, auxiliam efetivamente no processo de execução do serviço, tornando-o otimizado e melhorado.

Como lidar com feedbacks positivos e negativos dentro de uma agência de Marketing?

Receber feedbacks são importantes, de qualquer maneira, mas saber lidar com os positivos e negativos é parte crucial do processo.

Não aumentar o ego da equipe da agência e nem desmotivar é uma balança que precisa ser encontrada e executada. Para isso, separamos algumas dicas.

Feedbacks positivos: Feedbacks positivos são ótimos de receber, mas devem ser cuidados, pois não devem gerar comodismo por parte da equipe. É o momento de motivar a agência a continuar no ritmo de trabalho, buscando inovações, novos estímulos e crescimento profissional.

Feedbacks negativos: Feedbacks negativos não são fáceis, mas são essenciais para crescimento profissional de cada um dos funcionários. Por isso, eles devem ser analisados, discutidos e executados, o que possibilita a geração de melhoria na execução de serviços e ações.

No geral, ao aplicar e receber feedbacks dentro de uma agência de marketing, analisa-los, coloca-los em pauta e executa-los, a empresa abre as portas para um funcionamento mais humanizado, gerando melhorias e motivação para cada funcionário, oferecendo assim um serviço de qualidade que acaba por atrair mais clientes.

É uma oportunidade de se destacar diante de outras agências e, assim, conquistar novos clientes.

Autor

Dennis Barreto

Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito e Terceizando Web. Palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.

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