Marketing Digital

Metaverso: Você sabe o que é esta nova tecnologia?

metaverso

O que é o Metaverso?

O metaverso, de forma resumida e prática, é a criação de uma realidade virtual, que não é real, mas tem o intuito de passar essa sensação e levar o ser humano a imersão desse mundo.

A palavra ficou muito conhecida quando, em 2021, o Facebook anunciou que pretende se tornar, em até cinco anos, uma empresa de metaverso.

Entretanto, esta palavra já se faz presente, no meio tecnológico, desde os anos 80.

Após o anúncio do Facebook, o metaverso começou a ser mais estudado e deve ter um avanço dessa tecnologia, que já está presente, principalmente em jogos, e muito mais perto das pessoas do que as próprias imaginam.

Onde o Metaverso está presente?

O metaverso já está muito presente em jogos, mas não é de hoje, afinal, desde o início dos anos 90 é possível encontrar ideias que envolvam essa tecnologia, entretanto, o pouco avanço da tecnologia e problemas de conexões impediram que o mesmo se fortalecesse.

A maneira mais conhecida de realizar a imersão através do metaverso, é com óculos de realidade virtual, mas isso deve começar a mudar e ter mais acesso através de celulares, tablets e outros dispositivos tecnológicos.

Metaverso no dia a dia

Apesar de ser muito presente nos jogos, pessoas ligadas a tecnologia acreditam que o metaverso já poderia ter avançado para o dia a dia das pessoas.

Isso porque, anteriormente, não havia interesse, pois as pessoas conseguiam substituir a interação de realidade virtual com as redes sociais.

Com o anúncio do Facebook, esta tecnologia deve avançar e permitir as que as pessoas realizem diversas atividades, como por exemplo:

  • Ir à escola,
  • Realizar reuniões,
  • Fazer compras,
  • Trabalhar,
  • Interagir com amigos,
  • Entre outros.

Sendo assim, o avanço se dá em diversas áreas, desde a educação, passando pelo e-commerce e se mantendo no entretenimento.

Outras atividades em que o metaverso já se faz presente, além de jogos virtuais, são em eventos.

Por exemplo, os treinamentos para empresas, que trabalham com tecnologia de realidade virtual, além de peças publicitárias e apresentações de projetos projetos de marketing.

Custo do Metaverso

Caso a evolução esperada seja alcançada, além de fazer parte do dia a dia, ele será mais barato e acessível, fazendo com que mais pessoas e empresas possam utilizar essa tecnologia.

Em um primeiro momento, o metaverso deve ser utilizado por empresas com capacidade financeira para realizar projetos desse tipo, que devem estar presentes em trabalhos remotos, reuniões e treinamentos empresariais.

A pandemia, também, de certa forma, ajudou o metaverso ficar mais em alta, afinal, foi entendido que podemos, principalmente, trabalhar e interagir com outras pessoas de forma remota, sem perdermos qualidades e habilidades.

Nesse sentido é possível que empresas apostem nessa realidade, realizando reuniões com mais realidade e interação, ultrapassando a barreira de chamadas de vídeo.

Retaliações de festas e confraternizações com amigos, também, são possibilidades reais através do metaverso.

Metaverso no Brasil

A tecnologia já se faz presente no Brasil, mas pelo alto custo, é pouco acessível e é relacionada com grandes eventos e alguns jogos.

Com o avanço da tecnologia no mundo, e, consequentemente, no Brasil, deve ocorrer barateamento e popularização do metaverso, algo como ocorreu com os smartphones.

Outro motivo que o deixa pouco acessível no Brasil, é a questão da tecnologia em si, que não é tão avançada.

Além disso, existe a necessidade da implantação e acessibilidade ao 5g, que deixará o metaverso ainda mais realista.

De acordo com estudos de alguns especialistas, o avançado dessa tecnologia depende também da popularização dela no mundo, principalmente nos Estados Unidos.

Sendo assim, isso deve acontecer no Brasil, no máximo, dois anos após.

Apesar da dificuldade de acessibilidade e de ser algo que parece distante nos dias atuais, o metaverso está presente no nosso dia a dia e deve ser cada vez mais presente na vida de todas as pessoas do mundo.

Autor

Dennis Barreto

Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito e Terceizando Web. Palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.