No marketing digital, quanto mais formas de chamar a atenção do seu público e captar leads, melhor para seu negócio. Para isso, hotsite onepage e landing page marcam presença no ambiente online e também cumprem essas funções.
Uma vez que todas oferecem diversas ferramentas para atrair mais visitantes, talvez isso confunda a escolha entre elas. Apesar disso, cada uma é mais útil e adequada para certos objetivos.
Então, preparamos um artigo com as principais informações, dicas e diferenças entre elas para que você saiba como utilizá-las.
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O que são hotsite onepage e landing page?
Como dissemos, as três têm seus respectivos recursos, que se encaixam melhor a determinada estratégia.
Por isso, vamos explicá-las individualmente para não haver más interpretações e facilitar a identificação da mais apropriada para os seus planos.
Hotsite
Este modelo é útil para ações específicas, como enfatizar novos produtos ou serviços ou divulgar promoções e eventos. No entanto, é temporário e fica no ar por dias, semanas ou meses.
É necessário contratar um domínio para hospedá-la, mas não criar um site próprio para que ela funcione. Os clientes, porém, confiarão mais nela se for vinculada ao portal da sua marca.
Como sua intenção é chamar a atenção do visitante, seu design não precisa ser padrão, como de um site normal. Apesar disso, ela deve ser bem elaborada.
Então, concentre-se em destacar e descrever claramente o que estiver oferecendo, com ângulos, cores e imagens que sejam lembrados. Além disso, dê as informações mais interessantes para cativar a curiosidade do usuário, sem exagerar.
Por exemplo, se você quiser anunciar um evento, explique seu propósito, horário e local e adicione uma opção de inscrição. Caso seja uma promoção, coloque regulamento, detalhes e um formulário de cadastro para quem deseja participar e saber mais.
Enfim, nessa mesma área você também pode convidar o visitante a assinar suas newsletters.
Ao adotar esse formato, você terá os seguintes benefícios:
- Amenização do excesso de tráfego do site, evitando que ele trave quando houver muitos acessos simultâneos;
- Maior poder de segmentação;
- Rápida divulgação.
Onepage
Continuando a definição de hotsite onepage e landing page, é importante diferenciá-las em relação a conteúdo e layout.
Neste modelo, como o nome diz, todo o material fica centralizado em uma única página, o que acelera seu carregamento.
No entanto, para ser eficiente, o design precisa impressionar para conquistar o interesse do usuário. Então, disponha as informações essenciais nos locais mais visíveis, atenha-se à sua identidade visual e não polua a tela.
Basicamente, seus principais objetivos são:
- Oferecer facilidade à navegação e à interação;
- Potencializar as vendas e o alcance da marca.
Uma vez que conta a história através da rolagem, todas as seções devem ser contínuas, bem posicionadas e dinâmicas. Além disso, você pode adicionar outros links, internos e externos, em outras áreas.
Por ter orçamento mais acessível e uma demanda menor de atualização, é uma ótima opção para quem está começando um negócio.
Os maiores benefícios deste formato são:
- Custo-benefício excelente;
- Navegação otimizada;
- Taxa de conversão elevada.
Landing page
Por fim, essa versão é publicada com um único propósito: fazer com que o cliente realize certa ação. Isso porque disponibiliza materiais relevantes, como e-books ou vídeos, em troca das suas informações de contato.
Ou seja, seu principal objetivo é a conversão do lead e, por isso, não tem prazo de validade.
Veja esse exemplo de uma das nossas landing pages:
Dessa forma, ela contém um design mais clean, com menos elementos, para aumentar seu número de acessos. Além disso, o CTA, ou call to action, deve estar em destaque por ser o componente principal.
Isso porque uma tela muito poluída afasta o consumidor, que talvez a feche e procure outra que resolva seu problema. Inclusive, o medo de vírus, spams ou malwares e de ter seus dados vazados é outro fator que pode afastá-lo.
Seja claro e sucinto no momento de redigir o conteúdo e, se possível, minimalista ao desenvolver a página.
No marketing digital, o CTA serve para atrair o foco do usuário e gerar alguma ação específica. Aliás, é tão importante que evita que ele se distraia ou abandone a comunicação antes da conversão do lead.
Alguns exemplos de CTA são “Faça o download”, “Acesse nosso conteúdo” ou “Inscreva-se”.
Ao comparar as estruturas de hotsite onepage e landing page, esta é mais direta e sucinta. Seus principais integrantes:
- Call to action, o elemento de maior destaque, com frase chamativa;
- Descrição da oferta de produto, serviço ou evento com conteúdo da chamada;
- Formulários, nos quais o visitante informará seus dados;
- Nenhum menu ou rodapé;
- Peças visuais, como imagens relevantes e de alta qualidade;
- Título e subtítulo, as chamadas principais.
Assim, a landing page oferece alguns benefícios específicos:
- Conversão em leads;
- Geração de bons resultados;
- Maior conhecimento sobre o público-alvo;
- Taxa de conversão alta.
Enfim, a landing page converte os leads em clientes, a onepage os atualiza com informações relevantes e o hotsite destaca serviços.
Lembre-se: em um mercado tão competitivo, sua maior meta deve ser sempre atrair mais leads. Quanto mais, melhor!
Resumidamente, existem diversas maneiras de interagir com os consumidores e conquistá-los para que interajam com sua marca. Então, é importante conhecê-las para saber como utilizá-las com eficiência, atingir as metas e colher os frutos.