Certamente, um dos maiores desafios para os profissionais das áreas de publicidade, marketing e vendas é gerar leads qualificados. Afinal, esse é um passo importante para atrair e fidelizar clientes.
Por isso, vamos explicar mais sobre o assunto e dar dicas de como criar estratégias para conquistá-los.
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O que são os leads qualificados?
Resumidamente, este termo em inglês se refere àquelas pessoas que demonstram interesse pelo produto ou serviço que você oferece. No entanto, para serem aprovadas, elas devem se encaixar ao perfil da sua persona, o grupo mais propenso a comprar.
Geralmente, esse tipo de lead chega à agência por meio de alguma interação, como um formulário para baixar um material gratuito. Isso significa que o usuário está estimulado pelo assunto e se tornou uma oportunidade de compra.
Quando isso acontece, ele se torna parte do funil de vendas e é trabalhado pela equipe de marketing até o contrato ser, de fato, fechado.
Abaixo, confira algumas estratégias que podem funcionar para conquistar sua clientela e aumentar suas vendas.
Analise as palavras-chave
Essa pesquisa faz toda a diferença na geração de leads qualificados, pois ajuda a garantir um bom posicionamento dos conteúdos nos buscadores.
Assim, quando alguém interessado busca por uma palavra-chave da sua área, as chances de te encontrar são ainda maiores.
Defina sua persona
Como dissemos, esta é a descrição do perfil mais inclinado a fazer negócio. Então, é importante pesquisar sobre o mercado e determinar os comportamentos do público do setor no qual você atua.
Dessa forma, com essas informações em mãos, inclua o máximo possível de características e diferenciais. Por exemplo, faixa etária, hobbies, localização, profissão, preferências de marcas e redes sociais, desejos, entre outras.
Tenha uma ferramenta de gestão de leads
Usar um acessório de automação de marketing é fundamental para gerar leads qualificados. Isso porque ele auxilia nos fluxos de nutrição e controla os dados de cada um que entra no funil de vendas.
A partir daí, você conseguirá segmentar todos de acordo com a jornada individual de compra. Então, você saberá quais usuários ainda precisam ser nutridos e quais estão preparados para fechar negócio.
Esteja presente em diferentes canais
Depois de estudar o perfil da sua audiência, verifique quais canais podem ser eficazes para construir um relacionamento. Afinal, as plataformas permitem uma relação mais próxima com o consumidor.
Crie conteúdo de qualidade
Uma das principais maneiras de gerar leads qualificados é a produção de materiais relevantes e de interesse para os visitantes.
Nesse contexto, o marketing de conteúdo é uma das ferramentas mais valiosas de captação. Com essa estratégia, é possível educar seu público e transformar sua agência em uma referência no segmento.
Ao criar autoridade no mercado, a probabilidade de os usuários consumirem seu conteúdo é ainda maior.
Além disso, a internet viabiliza a criação para diferentes canais: blogs, infográficos, e-books e e-mails, webinars, vídeos, materiais ricos, entre outros.
Abaixo, vamos falar com mais detalhes sobre alguns dos formatos mais populares.
Blog
Um dos recursos mais valiosos, ele permite mostrar seu posicionamento e levar informações de qualidade com frequência à audiência. Inclusive, pode dar soluções para as dores do cliente e expor como sua agência pode ajudar a resolver seus problemas.
Você também pode trazer atualizações e notícias sobre o mercado, que agreguem valor e chamem a atenção de quem já está interessado. Afinal, mostrar seus conhecimentos conquistará mais confiança e segurança nos seus produtos e serviços.
Essa é uma das principais maneiras de compartilhar a importância do seu trabalho.
Aliás, não se esqueça de incluir a CTAs (call to action), convidando o leitor a realizar alguma ação. Por exemplo, visitar outras páginas ou baixar materiais gratuitos.
E-books
Este formato é um conteúdo mais profundo e completo sobre determinado assunto ligado à sua área de atuação. Além disso, é bastante usado para mostrar a expertise da agência e obter mais credibilidade no mercado.
Geralmente, você pode disponibilizar o e-book para download por meio de uma landing page. Lá, você acrescenta um formulário de contato para que o visitante preencha com seus dados.
Infográficos
Por serem de fácil entendimento, eles atraem o público interessado no assunto. No entanto, para isso, é preciso criar materiais criativos e que sigam a identidade visual da sua marca.
Webinars
Também bastante eficaz na geração de leads qualificados, eles possibilitam que você use sua voz e imagem para transmitir conhecimento. Aliás, garante mais proximidade com sua audiência.
Outra vantagem é que você consegue realizá-los ao vivo, permitindo a interação com os usuários em tempo real.
Então, ficou claro como obter leads qualificados para a sua agência?